Quarta-feira, 03 de julho de 2024
Saúde

Caju, maçã e morango são frutas "fakes": entenda 

Uma delas é mestra do disfarce

01/07/2024 16h06 | Por: Kelley Alves
Imagem: Ana Elisa Sidrim/Embrapa

Você sabia que nem todas as frutas que consumimos são exatamente o que parecem? O caju, a maçã e o morango, por exemplo, são considerados "fakes" no mundo botânico. Estudos científicos revelam que esses populares alimentos são, na verdade, pseudofrutos, desmascarando algumas das frutas mais amadas pelos brasileiros.

Caju: o enganador 

Para muitos, o caju é sinônimo de Brasil, mas o que comemos não é o verdadeiro fruto. A parte suculenta e colorida do caju é um pedúnculo, enquanto o verdadeiro fruto é a castanha, que se desenvolve na extremidade. Segundo um estudo publicado na ScienceDirect, "o caju é um exemplo clássico de pseudofruto, onde o tecido floral se torna a parte comestível, e o verdadeiro fruto é a castanha".

Maçã: a mestra do disfarce

A maçã, conhecida por suas qualidades nutritivas, também entra na lista das "fakes". Botânicos classificam a maçã como um pomo, um tipo especial de pseudofruto. De acordo com a Britannica, "o tecido que comemos na maçã é, na verdade, o tecido floral que cresce ao redor do verdadeiro fruto, as pequenas sementes no centro".

Morango: o Ilusionista Vermelho

O morango é talvez o mais surpreendente dos três. Os pontinhos amarelos na superfície do morango são os verdadeiros frutos, chamados de aquênios. A parte vermelha e suculenta é um receptáculo. Um estudo da Harvard University destaca que "o morango é um exemplo notável de pseudofruto, onde o receptáculo se torna carnoso e atraente, enquanto os aquênios são os verdadeiros frutos".
 

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.