Sexta-feira, 03 de maio de 2024
Saúde

Hemosc inicia a produção de colírio a partir do sangue do próprio paciente

Medicamente pode ser usado para diversos tratamentos oculares

Santa Catarina, 23/04/2024 08h34 | Por: Matheus Machado | Fonte: ACN

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Heemosc), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou o processo de produção do Colírio de Soro Autólogo, que é feito a partir do sangue do próprio paciente que precisa fazer uso dele.

Com isso, os primeiros frascos do medicamento foram entregues ao paciente Thierry Gustavo da Maia, de 19 anos, natural de Araquari. Thierry Gustavo da Maia, o caçula de nove filhos, foi diagnosticado aos três anos de idade com a síndrome de Stevens-Johnson que acarretou danos oculares. 

A coleta do sangue do paciente para a produção do seu colírio foi realizada no começo de abril. As amostras de sangue são processadas produzindo um colírio estéril que somente é entregue ao paciente após a realização de testes de controle de qualidade.

O colírio é indicado para o tratamento de doenças graves da superfície ocular, doença do enxerto versus hospedeiro com manifestação ocular, síndrome de Stevens-Johnson, síndrome de Sjogrën, olho seco severo e entre outras condições clínicas.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.