Sexta-feira, 17 de maio de 2024
Saúde

O que acontece com o nosso cérebro depois que morremos?

Estudo mostra que mesmo após a morte o cérebro registra atividades

Santa Catarina , 02/05/2024 15h46 | Por: Laura Silva
Foto: Divulgação
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Imagine poder reviver os melhores momentos da sua vida. Em apenas segundos, como um relâmpago, você consegue se ver de fora do corpo. Esse recesso é conhecido como “recordação da vida”, é semelhante ao ter uma experiência de quase morte. Mas o que realmente acontece com o nosso cérebro depois que morremos?

Um novo estudo publicado na revista Frontiers in Aging Neuroscience aponta  que o cérebro pode permanecer ativo e coordenado durante e após a transição para a morte. 

As oscilações normais do cérebro (mais conhecidas como “ondas cerebrais”), são processos mais intensos, atividades cerebrais de alta frequência que podem influenciar e ser benéficas para diversos processos como criatividade e memória que acontecem em cérebros humanos vivos. 

O neurocirurgião da Universidade de Louisville (EUA), Ajmal Zemmar realizou o estudo em um paciente que desenvolveu epilepsia e estava sendo monitorado quando sofreu um ataque cardíaco e veio a falecer. O médico afirmou que depois da morte o cérebro realizou específicas oscilações neurais.     

As oscilações Gama são associadas a alta produção de atividade cerebral, concentração, sonhos, meditação, recuperação de memória e percepção consciente, assim como os flashbacks de memória.  

O estudo é o primeiro a analisar e medir a atividade cerebral viva durante o processo de morte em humanos, atividades parecidas foram registradas em ratos mantidos em ambientes controlados.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.