Sábado, 25 de maio de 2024
Saúde

Saúde entra em colapso em Santa Catarina

Deputados cobram soluções da Secretaria de Estado da Saúde para casos de dengue e cirurgias eletivas em espera

Florianópolis - SC, 11/04/2024 13h30 | Por: Érik Borges
Foto: Divulgação Gov. do Estado

A situação é grave. O Governo do Estado passa por um dos momentos mais delicados na área da Saúde dos últimos tempos. Prova disso é que a Comissão de Saúde do Parlamento de Santa Catarina chamou Carmen Zanotto, secretária de Estado da Saúde, para discutir o atual estado da saúde no Estado. O foco está na situação desafiadora, especialmente com a epidemia de Dengue, e nos problemas como as filas de cirurgias eletivas e os casos de Covid-19. 

Carmen já se mostrou disponível para participar da reunião. A reportagem do portal SCTodoDia entrou em contato com a Secretária de Estado da Saúde, que se manifestou através de nota oficial. Confira na íntegra:

"A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em atendimento a determinação do Governo do Estado, vem desenvolvendo diversas estratégias para qualificação e ampliação dos atendimentos, seja para a redução das filas de cirurgias eletivas, seja para a recuperação física dos hospitais. A SES vem regularmente apresentando os relatórios de ação à Assembleia Legislativa (ALESC) e sempre esteve e está à disposição da Casa para demonstrar os avanços que vêm sendo realizados na área da Saúde", informa a nota do Governo do Estado.

Os deputados destacaram a necessidade de conjuntos de esforços para enfrentar esses desafios, monitorando a gravidade da situação, com hospitais superlotados e sistemas em colapso. “Reconhecemos que os desafios na saúde são inúmeros e que precisamos avançar cada vez mais.  Sabemos que os hospitais estão superlotados, que existem problemas, por isso temos que fazer, em conjunto, esforços efetivos para a defesa da saúde dos catarinenses”, avaliou o presidente da Comissão de Saúde, Neodi Saretta.

Saretta disse ainda que a saúde em Santa Catarina está vivendo uma situação delicada intensificada ainda mais pela epidemia da dengue. “O momento é delicado. Vivemos uma grave epidemia de dengue em nosso Estado. Detalhe: O Brasil foi o único país que colocou a vacina contra a Dengue no SUS”, informou.

Ainda não foi definida a data da participação de Carmen na Comissão.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.