Domingo, 05 de maio de 2024
Segurança

Conselho Nacional dos Direitos Humanos investiga avanço do neonazismo em Santa Catarina

Nos últimos meses aproximadamente 17 pessoas foram detidas por envolvimento com grupos neonazista

Florianópolis - SC, 11/04/2024 07h20 | Por: Vitor Wolff
Foto: Divulgação/ SCTodoDia

Representantes do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) chegaram a Santa Catarina na quarta-feira (10), para investigar o aumento de grupos nazistas no estado. Nos últimos sete meses, pelo menos 17 indivíduos ligados a movimentos neonazistas foram detidos pela Polícia Civil.

Durante a visita, que se estenderá até sexta-feira (12), o grupo inspecionará órgãos de segurança pública e outras entidades envolvidas no combate à disseminação de grupos e discursos de ódio. A equipe do CNDH é composta por pelo menos 13 membros, incluindo representantes da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do Ministério dos Direitos Humanos.

publicidade

Na quarta-feira, o Conselho terá uma reunião com a Polícia Federal e uma sessão com o Conselho Estadual de Direitos Humanos. À noite, às 18h, o CNDH participará de uma palestra na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que já foi palco de casos de neonazismo envolvendo estudantes e ex-alunos.

Na quinta-feira, o grupo se encontrará com a delegacia de Repressão ao Racismo e Delitos de Intolerância (DRRDI). Criada em 2021, essa divisão já conduziu operações contra o crime em todo o país. A Polícia Civil de Santa Catarina esclareceu que a delegacia é especializada na área a nível estadual e completará dois anos de existência em maio.

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.