Domingo, 05 de maio de 2024
Tempo

Como se proteger de um raio? Professor explica

Tempestade acabou fazendo vítima fatal nesta semana no sul de SC

Criciúma - SC , 31/01/2024 08h19 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade em Dia
Foto: Maycon Zanata

O sul de Santa Catarina foi atingido na tarde da última segunda-feira (29) por uma “tempestade de raios”. Em um período relativamente curto de tempo, entre 2h30 e 3h, foram registrados diversos relâmpagos na região - cenário que acabou fazendo uma vítima fatal no município de Cocal do Sul. O episódio levantou uma dúvida: como se proteger de um raio?

Essa pergunta foi respondida pelo professor Reiner Lacerda, bacharel em Física e mestre e doutor em Astrofísica, em entrevista ao programa Em Dia Com a Cidade. Ele explica que o Brasil é um país tropical e continental, o que faz com que os raios sejam fenômenos que ocorrem com uma grande frequência - sobretudo no verão.

Entenda como se formam os raios e como se proteger 

De acordo com o professor, o raio nada mais é do que o acúmulo eletrostático de energia nas nuvens. Reiner explica que, devido às diferenças de temperaturas, correntes ascendentes e descendentes movimentam partículas de gelo ou de água super fria, fazendo com que a energia elétrica se acumule nas nuvens. Essa energia, então, vai ser descarregada para a superfície.

publicidade

“A melhor maneira de se proteger é estar em regiões que não tenham árvores por perto. Se você está num campo e quer se proteger de um raio, não pode ir para baixo de uma árvore. A dica é procurar ficar em locais baixos. Se você estiver na praia, que não tem onde se esconder, o melhor que se pode fazer é ficar deitado na areia e deixar a tempestade passar, porque o raio vai sempre querer regiões mais altas. Se você estiver na praia, em pé, é como se fosse um pára-raio”, declarou o professor. 

Em uma cidade, o melhor a se fazer é ficar dentro de uma casa ou prédio - os quais estão sempre protegidos. Os prédios, hoje, por norma, possuem todos pára-raios, o que faz com que sejam seguros durante tempestades.

Ficar dentro do carro também é uma boa maneira de se proteger dos raios - mas por conta da superfície metálica, e não por causa dos pneus de borracha, como muitos acreditam.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.