Quinta-feira, 02 de maio de 2024
Geral

Consumo de ostras é liberado em Santa Catarina

A Cidasc autoriza novamente o consumo e a comercialização de ostras no litoral de Santa Catarina, mas mantém restrição para mexilhões em áreas selecionadas

Florianópolis - SC, 19/04/2024 12h51 | Por: Kelle Maciel | Fonte: Cidasc
Foto: Ascom/reprodução/SC Todo Dia

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril de 2024, a liberação para consumo e venda de ostras nas regiões litorâneas de Santa Catarina. Esta decisão segue após monitoramento e análises que atestaram a segurança dos moluscos, embora a venda e coleta de mexilhões continuem proibidas em Zimbros e Canto Grande, no município de Bombinhas, devido à presença de toxinas acima do limite legal.

Os mexilhões dessa região estão interditados desde 28 de março de 2024 após a detecção de níveis elevados de ácido ocadaico, uma ficotoxina prejudicial à saúde humana. A Cidasc mantém a interdição até que resultados negativos consecutivos confirmem a segurança dos moluscos para consumo.

Santa Catarina, conhecida como o maior produtor de moluscos do país, mantém um rigoroso programa de monitoramento sanitário para garantir a qualidade dos moluscos bivalves produzidos. Os consumidores são aconselhados a verificar se os moluscos possuem certificação do Serviço de Inspeção Oficial antes da compra, visando a prevenção de problemas de saúde relacionados ao consumo de produtos contaminados.

Confira os locais onde estão liberados as ostras:

ttps://www.cidasc.sc.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/unnamed.jpg

Confira os locais onde estão liberados os mexilhões:

https://www.cidasc.sc.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/unnamed-1.jpg

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.