Líderes políticos e representantes empresariais se reuniram para debater o assunto
Diversos líderes políticos como deputados, prefeitos, secretários, vereadores, assim como representantes empresariais do Sul de Santa Catarina, estiveram reunidos no auditório da Associação Empresarial de Tubarão (Acit) na noite desta quinta-feira (18), para debater sobre os recentes acontecimentos no Morro dos Cavalos na BR-101. Devido a interdição que durou mais de 50 horas na rodovia, diversas pessoas foram prejudicas, incluindo aqueles que ficaram presos no congestionamento, além de produtores e empresas que usufruem da via para a logística das entregas de suas cargas.
O foco da reunião foi a retomada de um assunto antigo e que já tramita há mais de uma década, mas que no entanto nunca avançou: a construção de um túnel no Morro dos Cavalos. Outro tópico levantado, foi a questão das rodovias alternativas à BR-101, e que justamente foram muito usadas nos últimos dias como opções, enquanto a rodovia federal esteve bloqueada. As principais vias citadas foram a SC-108, que liga a cidade de Santa Rosa de Lima a Anitápolis, e também a SC-435, entre São Martinho e São Bonifácio.
Conforme apontado na reunião, as "esquecidas" rodovias estaduais carecem de uma melhor infraestrutura. O principal objetivo e que interessa tanto as comunidades como as empresas que podem usar as estradas como rotas, seria a pavimentação das duas SCs. Para que os projetos saiam do papel, a bancada reunida na Acit e liderada pelo vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), César Smielevski, duas Comissões Processantes serão criadas.
Com o objetivo de estreitar laços entre o poder público e o ramo empresarial, a CP visa reunir os principais interessados no assunto, montando um comissão de alta representatividade e que acompanhe e cobre junto ao Governo Federal o prosseguimento das obras do túnel do Morro dos Cavalos. Conforme a deputada federal Geovana de Sá (PSDB) confirmou, uma reunião com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, já está agendada para a próxima quarta-feira (24), em Brasília.
O mesmo deve ocorrer em âmbito estadual a respeito das cobranças e soluções para a SC-108, SC-435 e SC-436, que tabém foi citada durante o evento. Conforme destacado, diversas questões envolvem a execução da obra, principalmente com relação a restrições ambientais, já que o local é uma Área de Proteção Ambiental (APA) e também uma região de terras indígenas.
Para Smielevski, o fato do túnel ser um projeto discutido a cerca de 12 anos mas nunca ter avançado, trata-se de uma falta de comprometimento do Governo Federal. "A crise permantente que governo vive, resulta nesse não interesse em investir e se comprometer com a região", enfatiza o vice-presidente.