Terça, 21 de maio de 2024
Saúde

Dengue faz SAMU ter aumento superior a 380% nos atendimentos da doença

O comparativo foi realizado em relação ao primeiro trimestre de 2023 e 2024

Criciúma - SC, 30/04/2024 13h07 | Por: Vinícius Barbosa
Foto: Divulgação / Governo de SC

Um aumento no número de ligações para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi registrado para os casos de dengue em Santa Catarina, no primeiro trimestre de 2024.

As oito Centrais de Regulação de Urgência (CRU) foram chamadas 1.864 vezes no período, no mesmo período do ano anterior foram registradas 386 ligações. 

As ligações tiveram um um grande aumento nas regiões Norte/Nordeste (Joinville), Vale do Rio Itajaí (Blumenau), Grande Florianópolis (Florianópolis) e Foz do Rio Itajaí (Balneário Camboriú).

No período de janeiro a março de 2024, a CRU de Joinville realizou 747 atendimentos, em seguida no ranking está Blumenau (613), Florianópolis (240) e Balneário Camboriú (214). 

No mesmo período de 2023, a região de Joinville contabilizou 205 atendimentos, Florianópolis com 135, Blumenau com 11 e Camboriú com 6 atendimentos.

O SAMU apenas faz o encaminhamento para o hospital e os primeiros socorros em casos de urgência e emergência. Nas centrais é realizado o direcionamento das ligações de acordo com o que os pacientes relatam aos médicos reguladores. 

Segundo Nicolas Klein, médico regulador da CRU de Florianópolis, o paciente com sintomas de dengue é colocado em gravidade, mas pode ter um direcionamento de acordo com os sintomas. 

O SAMU geralmente é acionado em casos graves de dengue, com complicações como hemorragias, dificuldade respiratória ou choque.

“Durante a ligação, quando identificamos  critérios de instabilidade ou maior gravidade, acionamos a ambulância.” explica o médico.

Após o atendimento inicial, o paciente é levado para os setores de regulação onde será classificado, como baixa, média ou alta complexidade.

“Os sintomas que causam preocupação são febre há vários dias, prostração intensa, dor abdominal e sangramento”, reforça Nicolas. 

O SAMU também realiza transferências de pacientes entre unidades, para garantir que eles recebam o cuidado necessário o mais rápido possível.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.