Sábado, 25 de maio de 2024
Segurança

Bombeiro de Criciúma participa de encontro promovido pela ONU

Major Renan Fernandes integra a comitiva de bombeiros militares catarinenses no Grupo Consultor Internacional de Busca e Resgate

Belo Horizonte - MG, 17/04/2024 17h16 | Por: Fernando Shock
Foto: Divulgação

Bombeiros militares de todo o estado estão em Minas Gerais participando de um treinamento de resgates até quarta-feira, dia 17. O encontro é promovido pelo Grupo Consultor Internacional de Busca e Resgate (Insarag) e pelo Escritório de Coordenação de Ações Humanitárias (Ocha), ambos administrados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na comitiva está o subcomandante do 4 Batalhão de Bombeiros Militares, de Criciúma, o Major Renan Fernandes.

publicidade

“Foi uma satisfação participar desse evento internacional que, pela primeira vez, acontece no Brasil. Principalmente pela integração e conhecimento a respeito das respostas que são realizadas por outros estados do Brasil. Esse processo de interação, de troca de conhecimento, de cooperação técnica, na parte de materiais ou na parte de doutrina é importante para melhorar nosso serviço a cada dia, explica o major.

O encontro acontece anualmente em um dos países membros do Insarag e neste ano, quem organiza é a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores, o  Governo do Estado de Minas Gerais e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Nos quatro dias de encontro são realizados treinamentos de busca e resgate urbano em desastres. Os encontros reforçam a importância da cooperação entre equipes multidisciplinares de diferentes países.

Em 2024, o evento reuniu 234 participantes vindos de 39 países. Destes, 147 são brasileiros. Além do Major Renan, a comitiva catarinense conta com os capitães Tiago José Domingos e Douglas Tomaz Machado, o tenente Luan Leon Chrun e também o coronel Aldrin Silva de Souza, da Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.