Sexta-feira, 17 de maio de 2024
Tempo

Tragédia climática: chuvas no RS já deixaram 10 mortos e mais de 20 desaparecidos

Cerca de 4 mil pessoas tiveram que deixar suas casas

Porto Alegre - SC, 02/05/2024 07h34 | Por: Paulo Monteiro | Fonte: Rádio Cidade em Dia
Foto: Divulgação / Força Aérea Brasileira

O Rio Grande do Sul vem enfrentando aquela que, nas palavras do seu governador, Eduardo Leite, é a maior tragédia climática da história do estado. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, às 18h desta quarta-feira (02), já foram registrados 10 mortos, 4 mil desabrigados e 21 pessoas desaparecidas por conta das fortes chuvas.

O governador, no entanto, acredita que esse número já está desatualizado e tende a crescer nas próximas horas. O próximo boletim será divulgado ainda na manhã desta quinta, por volta das 9h. Mais de 100 municípios já foram atingidos.

Ainda na madrugada desta quinta, o Rio Taquari, que fica localizado no Vale Taquari do Rio Grande do Sul, atingiu o maior nível da sua história: 32 metros de altura. Em setembro do ano passado, quando cidades do entorno foram fortemente atingidas pelas chuvas e pela enchente, o nível chegou a 29 metros.

publicidade

Lajeado e Estrela são algumas das cidades mais afetadas pela chuva nesse período. O cenário, por lá, envolve casas destruídas e pontes derrubadas pela enchente. Em Muçum, outro município bastante atingido pelas chuvas, a situação também é grave: todas as vias de acesso estão bloqueadas e os munícipes estão sem luz, telefone e internet.

O Governo do Estado determinou que todas as pessoas da região do Vale do Taquari fossem retiradas de suas casas e levadas a lugares seguros. No entanto, autoridades vêm enfrentando dificuldades em cumprir a determinação, por conta das condições de transporte.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.