Sábado, 25 de maio de 2024
Variedades

[VÍDEO] Chuva de Meteoros Líridas em Santa Catarina

Fenômeno astronômico, impulsionado por cometa, promete espetáculo de luzes no céu catarinense, com pico de atividade previsto entre fim e início da semana

Florianópolis - SC, 20/04/2024 07h19 | Por: Kelle Maciel | Fonte: Bramon
Foto: Jocimar Justino/reprodução/SC Todo Dia

A partir deste fim de semana, o céu de Santa Catarina será palco da chuva de meteoros Líridas, visível a olho nu. Este espetáculo astronômico ocorre devido ao rastro de poeira deixado pelo Cometa Thatcher e alcançará seu ápice na próxima segunda-feira, conforme anunciado por Jocimar Justino, astrônomo amador e membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

As Líridas, que estão ativas desde o dia 14 de abril, poderão ser melhor observadas entre o domingo (21) e a terça-feira (23), com o momento mais intenso previsto para segunda-feira (22) ao redor das 4h da manhã. “Aqui no sul são estimados entre 10 a 20 meteoros por hora no dia 22”, afirma Justino. O melhor período para observação é entre a meia-noite e o amanhecer, com condições favoráveis de visibilidade em áreas afastadas dos grandes centros urbanos.

Meteoros são objetos sólidos que entram na atmosfera terrestre, geralmente originados de meteoroides, que são rochas de até um metro. Quando maiores, são chamados de asteroides, enquanto os meteoritos são aqueles que conseguem atravessar a atmosfera e chegar ao solo. A chuva de meteoros ocorre quando estes meteoros aparecem simultaneamente no céu, emergindo de um ponto conhecido como radiante; para as Líridas, esse ponto é na constelação de Lira.

Para uma experiência otimizada, recomenda-se buscar locais com pouca iluminação, preferencialmente fora das cidades, e voltar a atenção para o norte. O Observatório Nacional sugere que os observadores posicionem o braço direito em direção ao leste e o esquerdo ao oeste para facilitar a orientação ao norte.

Confira o vídeo desse espetáculo celestial: https://youtu.be/MPLWbGSv1EU?si=iFtmHUxW6US7MLFZ

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.