Segunda-feira, 29 de abril de 2024
Bem-estar

4 dicas para escolher a atividade física ideal

Conhecer a si mesmo e os benefícios das diversas modalidades é o começo para encontrar o exercício perfeito

Santa Catarina, 13/05/2023 08h44 | Por: Redação
Pexels

A prática regular de atividades físicas é uma grande aliada na promoção da saúde física e mental. Segundo o Ministério da Saúde, alívio do estresse, controle do peso, aumento da resistência contra doenças, fortalecimento dos ossos e ganho de autoestima são apenas alguns exemplos de benefícios que os exercícios podem proporcionar.

Mas, para isso, é preciso encontrar a atividade física ideal que gere motivação para vencer a preguiça e ir aos treinos regularmente. Com tantas opções disponíveis, a tarefa nem sempre pode ser fácil, mas a dica é escolher uma prática que esteja em comunhão com estilo de vida, condicionamento físico, necessidades e gostos pessoais.

Entenda o próprio estilo de vida
A preguiça é a grande vilã de toda pessoa que deseja iniciar uma rotina saudável com a prática de atividades físicas. Uma das formas de combater esse mal, é buscar por exercícios em locais de fácil acesso e que se encaixem com o estilo de vida da pessoa.

O primeiro passo é entender como funciona a própria rotina, buscando encontrar horários disponíveis para incluir a prática de atividade física. Se alguém trabalha das 10h às 17h, por exemplo, a saída pode ser treinar antes ou depois do horário de trabalho. Nesse momento, também é importante entender as próprias preferências como o desejo de se exercitar no começo ou no final do dia.

Além disso, é essencial se atentar à proximidade da academia, clube ou espaço onde serão realizadas as atividades, pois a distância é uma das principais desculpas para justificar faltas.

Muitas pessoas se exercitam em locais próximo ao trabalho e levam mochilas com itens próprios para a prática de exercícios, como calça legging feminina, tênis, bermuda masculina e outras peças fitness. Dessa forma, antes de iniciar, ao sair do expediente ou no horário de almoço, é possível treinar.
 

publicidade

Atente-se aos gostos pessoais
Outro ponto que também pode favorecer a falta de motivação para treinar é a escolha de uma atividade que não seja prazerosa. Por esse motivo, vale a pena parar e entender quais são as preferências e gostos pessoais no momento de se exercitar. Essa é uma das principais dicas para encontrar o exercício ideal.

Se a pessoa gosta de atividades mais animadas, por exemplo, aulas de danças, spinning e jumping podem ser boas opções. Já quem procura por exercícios mais calmos, pilates, yoga e até mesmo natação são mais indicados.

Para os amantes de atividades em grupo, a prática de esportes como futebol, basquete, vôlei e demais atividades em time pode agradar. Já para os que curtem se exercitar sozinhos, a musculação e a caminhada são atrativas.

Cabe ressaltar que cada uma dessas atividades físicas pode necessitar de equipamentos e trajes específicos para garantir mais segurança e conforto. O top feminino, por exemplo, é uma peça fundamental para as mulheres que praticam diferentes atividades, pois oferecem a sustentação necessária aos seios.

Alie a escolha com o condicionamento físico
Após pensar no estilo de vida e nas atividades que se aliam com os gostos pessoais, é preciso avaliar o próprio condicionamento físico. Nesse momento, é essencial buscar por um apoio profissional para verificar se há alguma restrição de exercício físico.

Dependendo do condicionamento e da saúde, pode ser que o especialista recomende modalidades de baixo impacto. No caso de pessoas que já praticam atividades físicas e não possuem restrições, diversas modalidades podem fazer parte da lista de recomendação.

Cabe ressaltar que, independente do condicionamento físico e do nível da pessoa, é essencial pegar leve ao iniciar uma nova modalidade. Intensificar nos exercícios logo no começo pode provocar dores fortes e até mesmo lesões, que geram interrupção brusca e desmotivação.

Quais são os objetivos no treino?
A atividade ideal é aquela que auxilia a pessoa a alcançar um objetivo, respeitando todos os pontos anteriores. Por esse motivo, antes de escolher um exercício, é preciso avaliar, com a ajuda de um profissional, qual modalidade pode ajudar a atingir as metas.

Isso porque, algumas atividades físicas podem oferecer resultados específicos mais rápidos do que as outras. Cada exercício oferece benefícios próprios e conhecê-los é essencial no momento da escolha.
A natação, por exemplo, é uma atividade que, segundo a Organização Pan Americana de Saúde, ajuda na respiração, na melhora da aptidão cardiovascular, na saúde óssea e na perda de peso.

Já os treinos de musculação são conhecidos por ajudar no emagrecimento e no ganho de massa muscular, aumentando a força e fortalecendo a resistência corporal.


 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.