Sábado, 27 de abril de 2024
Cidadania

Prefeito proíbe evento LGBTQIA+ na Fundação Cultural de Rio do Sul e polemiza nas redes sociais

Medida é considerada preconceituosa e homofóbica por integrantes das comunidades LGBTQIA+, simpatizantes e representantes de entidades

Rio do Sul - SC, 27/03/2024 16h18 | Por: Joca Baggio
Foto: Imagem Ilustrativa/SCTodoDia

O vazamento de um áudio do prefeito de Rio do Sul José Eduardo Rothbarth Thomé (PSD) e a postagem de um vídeo nas suas redes sociais usando a religião para justificar o cancelamento de evento com temática LGBTQUIAPN+ está dando o que falar. No áudio o prefeito diz que enquanto ele for prefeito jamais vai acontecer um evento do gênero na cidade. Justifica sua decisão com o fato dele ser cristão e pai de família, e que os temas que serão abordados são imprópros e inaceitáveis. “Fazer apologia a esse tipo de coisa em espaço público municipal é inadmissível”, diz. 

Em nota a prefeitura de Rio do Sul diz que não proibiu, mas solicitou a um grupo de entidades, que não utilize as instalações da Fundação Cultural do município para a realização da II Mostra Itinerante “V Transforma”, marcada para esta quarta e quinta-feira (27 e 28), e que mesmo em férias, o prefeito José Thomé, se manifestou contrário à programação do evento que consiste em oficina de capacitação para produções culturais LGBTQIAPN+ além de exibição de vídeos desta temática, permitindo acesso livre, como de crianças e pré-adolescentes (Leia a nota na íntegra no final da matéria).

Veja o vídeo do prefeito Eduardo Rothbarth Thomé:

Já o presidente da Fundação Cultural de Rio do Sul, Rodrigo Daniel Pedrozo, emitiu nota de esclarecimento que diz que o por determinação do prefeito o evento que aconteceria nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28, em Rio do Sul, não será mais realizado nas dependências da Fundação Cultural, como havia sido anunciado pelos organizadores. Em conversa com a reportagem ele não questiona a decisão do prefeito, mas diz que não vê problemas na realização do evento por ele ter passado pelos crivos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). 

Procurada pela reportagem, a organização do evento não se pronunciou até o fechamento da matéria.

crime de homotransfobia

“Recebemos o aúdio do prefeito em questão e nos entristece a forma equivocada de interpretação sobre o evento cultural II- Mostra Itinerante - 2024, na qual ocorreria uma oficina de produção LGBTQIA com a exibição de filmes premiados na temática. A cultura é uma forma de expressão garantida pela nossa Constituição Federal, " art. 5º - IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;", portanto a sua vedação é inconstitucional”, afirma a presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB/SC, Margareth Hernandes. 

Ela acrescenta que produzir falas nesse timbre sobre a população LGBTQIA+ é não respeitar essa comunidade, podendo gerar a suspeita de crime de homotransfobia. No entanto, Margareth observa que é um tema para discussão e debate para adultos e, portanto, deve ter limites de idade. 

A presidente da ONG Mães do Amor em defesa da diversidade, Rosane Magaly Martins, repudia a fala do prefeito e a classifica como criminosa e preconceituosa. “O projeto transforma foi aprovado por uma comissão técnica em edital público. Portanto, está dentro da legalidade. Também não podemos aceitar que ele dê um Google e mande cancelar um evento público, já agendado e divulgado.”

Rosane acrescenta que nem todos os espetáculos e filmes são de indicação livre. “Estivemos em Florianópolis na abertura do evento. É puro crime de LGBTfobia, de falta de conhecimento sobre a diversidade, o que é lamentável para um homem público que se diz cristão. Se Cristo estivesse em Rio do Sul, estaria ao lado dos artistas protestando e não deste homem preconceituoso.”

A II Mostra Itinerante 2024 - Oficina de produção LGBTQIAPN+ e Exibição de filmes premiados na quinta edição da Transforma, seguida de debate, está sendo apresentada em diversos municípios catarinenses. É considerado o principal festival de cinema de diversidade do sul do Brasil, tem a chancela da Fundação Catarinense de Cultura e os filmes vem sendo exibidos em diversas cidades catarinenses. 

Leia a nota da prefeitura na íntegra:

Nota oficial - Festival Itinerante "V Transforma"

A prefeitura de Rio do Sul solicitou a um grupo de entidades, que não utilize as instalações da Fundação Cultural do município para a realização da II Mostra Itinerante “V Transforma”, marcada para esta quarta e quinta-feira (27 e 28).
Mesmo em férias, o prefeito José Thomé, se manifestou contrário à programação do evento que consiste em oficina de capacitação para produções culturais LGBTQIAPN+ além de exibição de vídeos desta temática, permitindo acesso livre, como de crianças e pré-adolescentes.

“Repudiamos que este tipo de evento seja realizado em espaço público e além disso tenha classificação livre, disseminando apologia deste tipo de tema. E nós enquanto administração municipal, somos contra esta classe de produção, de incentivo, e solicitando que o espaço público da Fundação Cultural não seja utilizado, lembrando que o evento tem organização de grupos de fora do município. E nos causa muito inconformismo saber que seja uma programação que tenha patrocínio público, como do governo do Estado de Santa Catarina e da Fundação Catarinense de Cultura”, ressaltou o prefeito.

Produzida pela BAPHO Cultural em parceria com a Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH), este é um projeto financiado pelo edital Prêmio Catarinense de Cinema, do Governo do Estado de Santa Catarina, via Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O evento conta também com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul

 

publicidade
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.