Sábado, 27 de abril de 2024
Cultura

Data da Páscoa é definida pelas fases da Lua

Celebração cristã adaptada do judaísmo acontece em data móvel

Brasil, 29/03/2024 12h00 | Por: Fernando Shock
Foto: Divulgação Internet

A Páscoa é a celebração mais importante para os cristãos. A data relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo, que aconteceram durante o Pessach, um feriado judaíco comemorado há cerca de 3500 anos. Para os cristãos, a dificuldade é saber quando acontecerá o feriado que é realizado em uma data que varia de um ano para outro. 
 

publicidade

Esta oscilação no calendário é causada pelo ajuste da data no calendário seguido pelo ocidente cristão, que é baseado no sol, e o calendário adotado pelos judeus na instituição da primeira celebração, que é lunar. Então, um ajuste entre os calendários resulta na data da páscoa em países como o Brasil, por exemplo. Apenas um detalhe está definido, as celebrações da Páscoa Cristã iniciam na sexta-feira, que foi o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado, e terminam quando no domingo, dia em que Ele ressuscitou, de acordo com o relato bíblico.

O responsável técnico do Parque Astronômico, Albert Einstein, explica como calcular a data das próximas páscoas. “A Páscoa não tem uma data fixa porque ela está relacionada com as fases da Lua. Mais especificamente, com uma Lua cheia muito especial, que chamamos de Lua Pascal. Esta é a primeira lua cheia do outono. E a Páscoa é comemorada no primeiro domingo após a lua pascal, ou seja no primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono”, explica o professor. A Lua Pascal de 2024 aconteceu na segunda-feira, dia 25, portanto, o fim de semana seguinte foi definido como fim de semana de Páscoa.

Já para os judeus, a Páscoa, chamada de Pessach, é comemorada no dia 14 de Nisã. Relembrando o dia em que o povo hebreu foi liberto da escravidão egípcia em 1446 Antes de Cristo. Em 2024, a celebração acontecerá no dia 22 de abril.

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.