Sexta-feira, 28 de junho de 2024
Cultura

Os filmes nacionais mais premiados da história

Confira a lista das renomadas e premiadas produções audiovisuais do cinema brasileiro

Florianópolis - SC, 19/06/2024 15h27 | Por: Kelle Maciel | Fonte: ANCINE
Foto: divulgação/SC Todo Dia

Filmes icônicos, movimentos cinematográficos inovadores e talentos emergentes enriquecem a identidade do Brasil através da sétima arte. Confira as produções nacionais mais premiados da história:

Central do Brasil - 1998
Central do Brasil narra a trajetória de Dora, protagonizada por Fernanda Montenegro, uma ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas. Apesar de embolsar o dinheiro, sem enviar as cartas, Dora acaba acompanhando Josué, um menino que perde a mãe, em uma jornada pelo interior do Nordeste em busca de seu pai. O filme recebeu o Globo de Ouro, o Urso de Ouro no Festival de Berlim e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, destacando-se como um dos maiores marcos do cinema brasileiro.

 

Cidade de Deus - 2002
Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, Cidade de Deus acompanha a vida de Buscapé, um jovem que cresce na favela homônima no Rio de Janeiro e descobre seu talento como fotógrafo. A narrativa expõe a violência e as dificuldades da comunidade através de suas lentes. Aclamado internacionalmente, o filme recebeu mais de 20 prêmios e indicações, incluindo quatro no Oscar, e conquistou o prêmio de Melhor Edição no BAFTA Awards.

 

O Auto da Compadecida - 2000
Adaptação da peça de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida foi inicialmente uma minissérie antes de ser lançado como filme. A comédia, que acompanha as aventuras de João Grilo e Chicó no sertão nordestino, conquistou o público brasileiro. Vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais, o filme é considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Abraccine e foi aclamado em festivais como o de Miami e Viña del Mar.

 

Carandiru - 2003
Carandiru, dirigido por Héctor Babenco, baseia-se no livro de Drauzio Varella sobre suas experiências na maior prisão da América Latina. O filme retrata a vida dos detentos e as duras condições do presídio. Indicado à Palma de Ouro em Cannes, "Carandiru" recebeu prêmios em festivais como Cartagena e Havana, listado como um dos 100 melhores filmes brasileiros pela Abraccine.

 

Tropa de Elite - 2007
Tropa de Elite, dirigido por José Padilha, apresenta a visão do Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura, sobre a violência policial e o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. O filme foi aclamado mundialmente, recebendo o Urso de Ouro no Festival de Berlim e o prêmio de Melhor Filme no Festival de Lisboa. Seu sucesso levou ao lançamento de uma sequência igualmente bem-sucedida.

 

Que Horas Ela Volta? - 2015
Protagonizado por Regina Casé, Que Horas Ela Volta? conta a história de Val, uma empregada doméstica que vê sua vida mudar quando sua filha decide morar em São Paulo. O filme aborda questões sociais e de classe, aclamado internacionalmente. Ganhou o Prêmio do Público no Festival de Berlim e foi eleito um dos cinco melhores filmes estrangeiros do ano pelo National Board of Review.

 

O Pagador de Promessas - 1962
O Pagador de Promessas foi o primeiro filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro em Cannes e a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A obra acompanha a jornada de Zé do Burro, que, após fazer uma promessa, enfrenta inúmeros obstáculos para cumprir sua devoção. O filme é um marco na história do cinema brasileiro, destacando-se por sua narrativa poderosa e impacto cultural.

 

Bacurau - 2019
Bacurau, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, retrata uma pequena comunidade do sertão brasileiro que enfrenta eventos misteriosos e violentos. O filme foi amplamente elogiado, recebendo o Prêmio do Júri em Cannes e diversos outros prêmios internacionais. Bacurau é um dos destaques mais recentes do cinema nacional, reconhecido por sua crítica social e inovação narrativa.

 

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho - 2014
Com temática LGBTQIA+, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho segue a história de Leonardo, um adolescente cego que se apaixona pelo colega de classe. O filme, dirigido por Daniel Ribeiro, foi aclamado no Festival de Berlim, recebendo o prêmio Teddy e o voto da crítica como Melhor Filme da Mostra Panorama. Também ganhou prêmios em festivais de cinema LGBTQIA+ ao redor do mundo.

 

O Cangaceiro - 1953
O Cangaceiro, dirigido por Lima Barreto, foi um dos primeiros filmes brasileiros a receber reconhecimento internacional, vencendo prêmios em Cannes. A história acompanha Teodoro, um membro de um bando de cangaceiros que se apaixona por uma professora capturada. O filme foi distribuído pela Columbia Pictures e exibido em mais de 80 países, destacando-se pela sua representação da cultura brasileira.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.