Sábado, 27 de abril de 2024
Esportes

Torcedor vascaíno cria espaço inusitado para a equipe no Sul de SC

João Batista Freitas de 72 anos é apaixonado pelo time desde os 15 anos de idade

Araranguá - SC, 20/03/2024 15h02 | Por: Vinícius Barbosa
Foto: Divulgação / João Batista Freitas

Um torcedor vascaíno fez algo inusitado para o time no Sul do Estado. O morador de Içara, João Batista Freitas (@espaco_vascainosc), de 72 anos, é apaixonado pelo time desde os 15 anos . No bairro onde ele morava havia na época torcedores fanáticos do Vasco. 

Logo após começou a comprar camisetas do time para demonstrar a sua paixão, só que na época só se acompanhava os jogos pelo rádio. Com a chegada da televisão ele começou a entender a proporção que o time tinha no Rio de Janeiro. Além disso, os outros times cariocas tinham grande torcida na região. 

Ele já acompanhava o time na década de 60 e 70. Os títulos que a equipe conquistava foram o deixando cada vez mais apaixonado e convicto pela sua escolha. Após a sua aposentadoria, há cerca de dois anos iniciou a ideia de montar um museu para o time cruzmaltino em sua residência. 

Ele colaborou na construção do Centro de Treinamentos Moacyr Barbosa, que fez com que ganhasse quatro medalhas conquistadas pelo clube, durante cada fase da obra. Fazendo com que ele adquirisse outras pela internet.  Ele adquiriu camisas, shorts, e diversos utensílios da equipe. 

Ele começou a guardar isso em armários, só que acabaram não comportando o que ele já possuía, sua coleção precisaria de um espaço maior. 

“Fui atrás de um arquiteta, principalmente de interiores, consegui, uma arquiteta em Criciúma. Eu e ela começamos a ver uma ideia, fazer o esboço da sala, principalmente na parte interior, onde ela viu inicialmente tudo que eu tinha dentro da minha coleção. Para cada tipo de item, ela colocou uma parte do armário.”, conta Batista sobre o projeto. 

Ele posicionou as medalhas em forma de escada, para uma melhor visão. “Então ela foi muito feliz, foi feliz também na fachada até do espaço vascaíno, esse é o nome que a gente deu para a sala, foi muito feliz, traçou a faixa do Vasco, em preto, e a cruz de malta lá em cima, essa cruz de malta, inclusive, ela acende à noite, tem um controle que ela acende e apaga sozinha, fazendo para cada material um espaço dentro da sala”, detalha Freitas. 

Ele possui na coleção camisas de goleiros dos anos 90, que eram diferenciadas das atuais, shorts de jogo, casacos do Vasco, relógios, bolas de jogo e coleção de copos do Vasco. Além disso, faixas de quando o Vasco foi campeão de diversos campeonatos.

A tecnologia também está presente no museu “Eu mandei fazer também um sistema de controle de todos os itens, com etiqueta de QR Code, onde nessa etiqueta eu tenho, pela leitura do celular eu consigo identificar todo o item, a historia do item, tudo o que nesse sistema eu joguei no controle, eu consigo, via leitura pelo celular, pela câmera do celular, na etiqueta, eu trago toda a história de cada item para realmente visualização nesse momento” explica João. 

“É legal de ver, é legal a gente observar dentro desse espaço tudo que a gente tem pra continuar mostrando um pouco da memória do nosso time para aquelas pessoas que não tiveram, principalmente os mais novos, que não tiveram possibilidade de ver. “, finaliza Batista.

Clique aqui para conferir o vídeo que viralizou nas redes sociais sobre o espaço.

publicidade
Fotos: Divulgação / João Batista Freitas

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.