Segunda-feira, 29 de abril de 2024
Futebol

Estrutura da base no futebol de Santa Catarina vai exigir mudanças nos clubes

Programa Futebol Catarinense do Futuro pretende ser referência no processo de desenvolvimento e formação de atletas

Balneário Camboriú - SC, 16/04/2024 18h07 | Por: Maiquel Machado
Foto: Divulgação

O trabalho de base no futebol de Santa Catarina entrou em um novo momento. A partir da temporada 2024, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) colocará em prática o Programa Futebol Catarinense do Futuro. A iniciativa tem o objetivo de impulsionar métodos proativos, que fortaleçam as estruturas da FCF, Ligas, clubes e escolinhas, e tornar Santa Catarina uma referência no processo de desenvolvimento e formação de atletas.

O projeto tem em vista qualificar os clubes catarinenses, na intenção de ajudar as equipes a obterem ganhos técnicos e financeiros. Atualmente, Santa Catarina é o quarto Estado com mais clubes formadores certificados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no Brasil. A partir dessa iniciativa, a FCF quer melhorar ainda mais esse panorama trazendo qualificação à estrutura física, pessoal, metodologia aplicada, recursos, tecnologia e atenção psicossocial.

“Temos como objetivo nortear e oferecer o devido incentivo, para que os clubes possam iniciar um processo de estruturação voltado para a formação integral de jovens atletas. Queremos desenvolver a categoria, tornando-a uma das referências no Brasil. Com esse projeto vamos trazer aos clubes benefícios técnicos, financeiros e sociais. Pois além de jogadores, levamos conosco o objetivo de formar cidadãos”, ressalta o presidente da FCF, Rubens Angelotti.

publicidade

O projeto está estruturado em quatro eixos. O primeiro deles é o Desenvolvimento Pessoal que, por meio da implantação de cursos, exigência de diplomas profissionais e histórico positivo na área, elevará o nível de gestão na base. Outro pilar é a estrutura física, onde os clubes precisarão ter condições para atender os requisitos das novas licenças, com locais de jogos adequados e profissionais qualificados. A iniciativa trará torneios mais competitivos, calendário ajustado e os clubes jogando competições de acordo com a licença obtida. O último eixo é a visibilidade, pois mais qualidade atrairá novos investimentos que possibilitará uma maior sustentabilidade financeira.

Exigências e mudanças para a temporada de 2024:

Os clubes que irão participar das competições de base da FCF em 2024 precisarão obter a Licença A ou B. O calendário do centenário da entidade contará com a disputa das seguintes competições: Catarinenses Sub-20, Sub-17 e Sub-15; Copas SC Sub-11, 13, 15, 17 e 21; Séries B e C Sub-21; Além dos Estaduais Femininos Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Adulto. O clube enquadrado na licença A deverá participar do Catarinense Sub-15 e Sub-17, ou Sub-20, ou uma Copa de base . Já os times com licença B deverão disputar no mínimo uma categoria à sua escolha dentro de sua divisão ou uma Copa de base.

Os clubes que podem tirar a Licença A são aqueles que possuem o Certificado de Clube Formador e os que disputaram o Catarinense Fort Atacadista de 2024. Eles também precisam atender 24 itens a serem vistoriados pela FCF, como permissões dos Bombeiros, Conselhos Tutelares, Prefeituras e laudos de insalubridade.

A Licença B estará disponível para os clubes que estão nos Catarinenses profissionais das Séries B e C em 2024, além dos times não profissionais que são filiados à Ligas que fazem parte da FCF, com licença de funcionamento para o ano e que tenham acesso ao sistema Gestão Web da CBF. Além disso, as equipes precisam se enquadrar em 18 itens a serem vistoriados pela Federação.

Outros mudanças para a temporada de 2024 em relação ao último ano são: a não permissão da terceirização de equipes, com migração de times completos; a cobrança das licenças previstas; fim da exigência da participação em todas competições de base, mas sim em pelo menos uma delas; e os clubes que possuírem alojamentos devem se enquadrar no que se pede no Certificado/Licença Catarinense.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.