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Segunda-feira, 29 de novembro de 2021
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Castração em Capivari de Baixo: "Diminui muito o abandono", diz coordenadora de Núcleo

Iniciado há cerca de dois meses, o projeto de castração em Capivari de Baixo chegou a marca de cem animais beneficiados. Entre cães e gatos domésticos e de rua, o Núcleo de Bem-Estar Animal realiza o procedimento mediante cadastramento prévio e avaliação das famílias

Capivari de Baixo, 27/09/2021 16h31 | Por: Lara Silva | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Prefeitura de Capivari de Baixo/Divulgação

Capivari de Baixo chegou a marca de cem castrações realizadas em cães e gatos domésticos e de rua. Através do Núcleo do Bem-Estar Animal do município, os animais são cadastrados antes de passarem pelo procedimento. Segundo a coordenadora do Núcleo, Gislene Agostinho, muitas pessoas não tem condições de pagarem pelo serviço. A oferta gratuita pela prefeitura diminui não apenas o nascimento descontrolado de novos filhotes, como também o abandono e riscos de acidente.

Até o momento, existem 105 famílias cadastradas, totalizando 115 cães e 86 gatos. "O nosso município oferece para as pessoas de baixa renda, elas são nossa prioridade. No momento em que estamos passando, nem todo mundo tem o valor para castrar seus animais. Muitas dessas famílias já foram, no caso cem animais, e as outras estão aguardando, pois temos uma cota. Está tendo uma grande procura e uma parceria do município com os protetores", explica.

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As castrações são destinadas a animais machos ou fêmeas, independentemente se cães ou gatos. Os procedimentos acontecem por ordem de cadastramento ou, em casos específicos, como proximidade do cio, por prioridade. Uma das vereadoras engajadas na causa animal, Heloísa Cardoso foi quem solicitou a implantação do Núcleo do Bem-Estar Animal no município. O projeto foi idealizado no início do mandato, quando começaram a pensar em como estruturar o Núcleo. "Após três meses de conversa, apresentei para o prefeito Vicente, que adorou a ideia e se colocou à disposição. Isso deixou a gente extremamente feliz. A partir dali, apresentamos o projeto em forma de requerimento. Hoje está funcionando e é uma felicidade que não cabe no peito", comemora.

Como o serviço começou em agosto, muitas pessoas ainda não sabem. Por isso, a prefeitura está fazendo a divulgação nas redes sociais e também entre as comunidades. Podem solicitar o procedimento gratuitamente famílias com renda de até três salários mínimos e as inscritas no CadÚnico ou no Bolsa-Família. Outros detalhes podem ser consultados na Central de Atendimento ao Cidadão, por meio do telefone (48) 3623-4002, ou no endereço: rua Tarcísio Vilela, 583.

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