Domingo, 28 de abril de 2024
Geral

Novo projeto sobre desoneração deixa setores relevantes para SC de fora, alerta FIESC

Exclusão de setores importantes para a economia catarinense deixa entidade preocupada

Criciúma - SC, 01/03/2024 15h47 | Por: Redação
Foto: Pedro França/Agência Senado

Após voltar atrás, na terça-feira (27), na Medida Provisória que reonerava a folha de pagamento para o setor produtivo, o governo federal enviou no fim da tarde de quarta-feira (28) um novo projeto de lei que trata do assunto. A proposta foi recebida com ressalvas pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). 
A exclusão de segmentos relevantes para a economia do estado da lista de setores contemplados pelo incentivo proposto no novo projeto causa preocupação na entidade. “A forma como o projeto de lei 493/24 foi apresentado frustra as expectativas de uma parcela importante das indústrias catarinenses, já que ficaram de fora setores como têxtil, confecções e vestuário, máquinas e equipamentos e também proteína animal, muitos dos quais já vêm sofrendo com a atual conjuntura econômica”, conta o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar. 
De acordo com a FIESC, o caráter parcial da medida também não favorece a indústria, já que prevê a desoneração apenas de parte da folha de pagamento, na medida em que incide somente sobre a parcela do salário equivalente ao salário mínimo. Significando que a tributação passa a ser integral para os valores salariais que ultrapassem o mínimo. 

“O reflexo imediato de uma eventual aprovação da proposta nos termos atuais é que a carga tributária vai aumentar em relação ao ano passado não só para os setores que ficaram de fora do projeto, mas também para os contemplados”, explica Aguiar. “O setor produtivo catarinense espera que o Congresso possa rever a exclusão de setores intensivos em mão-de-obra, como confecções e vestuário e o de proteína animal, além de reavaliar o aumento da carga para os demais setores”, diz Mário. “O equilíbrio fiscal precisa ser prioridade, mas deve ser buscado com mais eficiência no gasto público; não com elevação da carga tributária”, acrescenta.

Também, a FIESC destaca que a carga de tributos continuará subindo nos próximos três anos, até 2027, ano em que está previsto o fim da desoneração. O projeto de lei apresentado na quarta-feira (28) prevê faixas de aumentos graduais escalonados para os dois grupos de setores que estão contemplados.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.