Domingo, 30 de junho de 2024
Meio Ambiente

Praga de lagartas mata milhares de bois e arrasa pastos

Desde o início de maio, a infestação de lagartas destruiu 50 mil hectares de pasto em Roraima

Cantá - RR, 27/06/2024 14h20 | Por: Kelle Maciel | Fonte: Embrapa
Foto: Caíque Rodrigues/reprodução/SC Todo Dia

A devastação causada pelas lagartas em Roraima levou o governo a decretar situação de emergência, oferecendo apoio financeiro aos produtores rurais mais afetados. A estimativa é de que 50 mil hectares de pasto foram destruídos, causando um prejuízo de R$ 63 milhões em gado e capim morto. A infestação começou no início de maio, sendo intensificada pelo desequilíbrio ambiental gerado pelo fenômeno El Niño.

A ausência de predadores naturais e a estiagem prolongada contribuíram para o aumento descontrolado das lagartas. Entre as espécies mais preocupantes estão a lagarta-do-cartucho-do-milho (Spodoptera frugiperda) e o curuquerê-dos-capinzais (Mocis latipes). A situação é crítica em municípios como Amajari, Alto Alegre e Mucajaí, onde a perda de pastagem resultou na morte de milhares de animais.

Além dos prejuízos econômicos, a infestação impactou a segurança alimentar das comunidades indígenas, que também enfrentam devastação em suas plantações de milho, mandioca e feijão. O governo, através do programa Desenvolve Roraima, anunciou medidas de emergência para apoiar os produtores.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.