Terça, 30 de abril de 2024
Mundo

Catarinense relata momentos de terror em ataque que deixou 6 mortos na Austrália

Douglas Saviato havia saído do shopping em Sydney minutos antes do atentado acontecer

Sydney - Austrália , 15/04/2024 10h12 | Por: Paulo Monteiro | Fonte: Rádio Cidade em Dia
Foto: Reuters

Um ataque em um grande shopping localizado na região de Westfield Bondi Junction, em Sydney, na Austrália, deixou 6 pessoas mortas e outras 12 feridas. O caso aconteceu no último sábado (13), quando um homem promoveu um esfaqueamento em massa em uma área bastante movimentada do estabelecimento comercial. O atentado comoveu a comunidade, incluindo o catarinense Douglas Saviato - que esteve no shopping minutos antes do acontecimento e acompanhou os momentos de terror.

Jornalista e natural de Criciúma, Douglas mora há poucos minutos do shopping onde aconteceu o ataque. Ele estava no empreendimento na tarde de sábado, mas deixou o local minutos antes do ataque ter acontecido. No entanto, acompanhou toda a movimentação que sucedeu o atentado.

“Eu estava lá, cerca de uma hora antes, porque é um shopping grande. A gente passa muito tempo do dia lá, estamos sempre fazendo algo dentro do shopping. Quando cheguei em casa, meus amigos começaram a me ligar, me perguntando onde eu estava, porque tinha um atirador dentro do shopping. Essa foi a primeira informação que tínhamos. Depois as notícias foram chegando e descobrimos que era um homem com uma faca, que esfaqueou 18 pessoas”, declarou o catarinense.

Das 18 pessoas esfaqueadas, 6 morreram. Duas estão hospitalizadas em estado grave, incluindo um bebê de apenas 9 meses de idade que também foi atingido. As demais, estão em hospitais de Sidney. Douglas relata que o ataque aconteceu em um momento em que o shopping estava bastante movimentado.

“Era sábado à tarde e as férias escolares aqui começaram no fim de semana, então tinham muitas famílias e crianças. O shopping estava lotado. Essa é uma região muito turística, tem uma praia aqui próxima. Estava bem lotado o shopping, as pessoas saíram correndo, deixaram pertences no shopping, lojistas fecharam as portas e pessoas se abrigam nas lojas para tentar fugir desse cara. A polícia chegou em 10 minutos depois, atirou e matou o responsável pelo ataque”, afirmou.

publicidade

A identidade do assassino foi revelada posteriormente. Trata-se de um homem que, apesar de ser natural de outro estado da Austrália, estava morando em Sydney já há alguns meses. Ele teria problemas psicológicos. No dia do ataque, o indivíduo teria almoçado no shopping, saído e voltado com a faca para cometer o crime.

Douglas reforça que o acontecimento foi muito chocante, visto que ataques do tipo não são comuns na Austrália - que é conhecida por ser um país muito seguro. 

“É um país muito seguro, todo mundo ficou muito chocado porque nunca pensamos em falta de segurança aqui. A gente anda a qualquer hora do dia com celular na mão, pega Uber e ônibus. A gente nem pensa em falta de segurança, isso nunca aconteceu aqui. As pessoas no shopping nem sabiam o que estava acontecendo, porque era algo realmente muito inesperado”, declarou.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.