Terça, 30 de abril de 2024
Mundo

Condenação histórica no Vietnã: Bilionária recebe pena de morte

Por fraude bancária colossal, empreiteira vietnamita é sentenciada à morte em julgamento emblemático em caso de corrupção

Ho Chi Minh - Vietnã, 11/04/2024 13h46 | Por: Kelle Maciel | Fonte: Jonathan Head
Foto: Thu Bui/reprodução/SC Todo Dia

Na cidade de Ho Chi Minh, Vietnã, Truong My Lan, uma empreiteira de 67 anos, foi condenada à morte nesta quinta-feira, 11 de abril de 2024, após ser considerada culpada de desviar US$ 44 bilhões do Saigon Commercial Bank (SCB) ao longo de 11 anos. O julgamento, amplamente divulgado, marca um momento raro de aplicação da pena capital por crimes financeiros no país, destacando-se pela severidade da sentença aplicada a uma mulher. Além da pena de morte, Lan deve restituir US$ 27 bilhões, embora haja ceticismo sobre a recuperação total dos valores.

 

A cobertura midiática do processo revelou a magnitude da fraude, considerada uma das maiores do gênero no mundo. Autoridades vietnamitas detalharam o caso com inusitada abertura, citando o envolvimento de 2,7 mil testemunhas, dez promotores estaduais e cerca de 200 advogados. A acusada, juntamente com outros 85 réus, enfrentou acusações baseadas em evidências armazenadas em 104 caixas, totalizando seis toneladas de documentos.

 

O caso de Lan é parte integrante da “Blazing Furnaces”, campanha anticorrupção liderada pelo secretário-geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong, desde 2016. A iniciativa visa erradicar a corrupção endêmica que, segundo Trong, ameaça a estabilidade do regime comunista. A condenação ocorre em um contexto de esforços renovados do governo para limpar a imagem do Vietnã e promover um crescimento econômico sustentável, apesar das críticas ao modelo vigente, que vincula o progresso à tolerância com práticas corruptas. 

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.