Domingo, 28 de abril de 2024
Mundo

Conheça os dois países com melhores índices de desenvolvimento humano do mundo

Brasil ocupa posição intermediária entre os 193 países ranqueados

Zurique - SUI, 13/03/2024 22h47 | Por: Maiquel Machado
Foto: Ilustrativa

A ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou nessa quarta-feira, 13, o ranking de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países do mundo. Os dados são referentes ao ano de 2022. Suíça e Noruega ocupam o 1º e 2º lugar no ranking, com índices de 0,967 e 0,966, respectivamente. Já o Brasil obteve um IDH de 0,760 em 2022 e caiu duas posições, ocupando o 89º lugar na lista, que tem 193 países.

publicidade

Suiça 

A Suíça conta com cerca de 8,7 milhões de habitantes, mais que o dobro da população do país no século XX. Segundo o Escritório Federal de Estatística (BDS) da Suíça, um dos principais motivos para o aumento foi a intensa imigração. Ainda de acordo com o órgão, 25% da população do país são formadas por imigrantes, número maior que o de nações como Itália, Alemanha e Portugal.

Os suíços envelheceram ao longo dos anos e hoje só perdem para o Japão em expectativa de vida.

O multilinguismo também é uma forte característica da nação. O país possui quatro línguas oficiais, alemão, francês, italiano e romanche, especialmente pelas ligações culturais com os países vizinhos. Além disso, o inglês e o português são as línguas estrangeiras mais faladas no país, com 5,8% e 3,5%, respectivamente, segundo o BDS.

Um país neutro

Uma das características mais conhecidas sobre a política externa da Suíça é sua neutralidade permanente durante conflitos, aspecto reconhecido pelo direito internacional e que só é compartilhado com a Áustria dentro do continente Europeu. Esse status foi formalizado após o país aderir a Convenção de Haia em 1907.

Noruega 

A Noruega tem uma boa classificação no IDH, em parte por causa das receitas que recebe da exploração de petróleo e gás do Mar do Norte mas, mesmo com essa receita, a expectativa de vida ajustada à desigualdade na longevidade da Noruega não é a mais alta do mundo.

O país nórdico, localizado na Europa setentrional, conta com uma população de aproximadamente 5.367.580 habitantes. O país se tornou independente da Suécia no ano de 1905, e conta com a segunda Constituição mais antiga do mundo, datada do ano de 1814.
 

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.