Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Mundo

Equador decreta estado de exceção por violência do narcotráfico

Entre janeiro e agosto, foram registrados 1.427 assassinatos no país, 55 a mais do que em todo o ano de 2020

Quito - EQ, 19/10/2021 12h55 | Por: Redação

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, decretou nessa segunda-feira estado de exceção em todo o país, diante do aumento dos índices de violência causados pelo narcotráfico, e ordenou a mobilização de policiais e militares nas ruas.

“Começando de imediato, nossas Forças Armadas e policiais se sentirão com força nas ruas porque estamos decretando o estado de exceção em todo o território nacional”, disse o presidente em discurso transmitido pelo canal estatal EcuadorTV.

Lasso, que assumiu o cargo em maio, disse que “nas ruas do Equador só existe um inimigo: o narcotráfico”, e que, “nos últimos anos, o Equador passou de país de tráfico de drogas a um país que também as consome”.

 

publicidade

O governante de direita também decidiu hoje mudar o ministro da Defesa, em meio à crise carcerária e a um “período de insegurança” no país, todos efeitos do narcotráfico.

Entre janeiro e agosto, foram registrados 1.427 assassinatos no país, 55 a mais do que em todo o ano de 2020, segundo o Ministério do Interior. Há duas semanas, detentos que fazem parte de grupos criminosos ligados a cartéis do México e da Colômbia enfrentaram-se a tiros em uma penitenciária de Guayaquil, deixando 119 mortos, em um dos piores massacres penitenciários já registrados na América Latina.

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.