Sábado, 27 de abril de 2024
Mundo

Rússia x Ucrânia: Guerra pode estar ajudando a construir um novo regime totalitário no planeta?

A situação sociopolítica mundial atualmente está defasada devido aos conflitos entre os dois países. No entanto, há possibilidade de desdobramentos através desses conflitos

Criciúma - SC, 05/04/2022 15h14 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Reprodução

A situação sociopolítica mundial atualmente está defasada devido aos conflitos entre Rússia e Ucrânia. No entanto, com as sanções impostas aos russos e com o isolamento comercial levantam-se muitas hipóteses sobre os desdobramentos políticos do país, uma vez que Putin se mostra autocrático em suas atitudes.

“Quando falamos de regime totalitário, nós temos que fazer minimamente uma retomada histórica para entender um pouco do que foi esse período. Foi um regime político datado, do momento que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, que contou com alguns movimentos no período da Primeira Guerra. Nos anos 30 e 40, foram criadas duas demonstrações de regime totalitário, o Fascismo de Mussolini e o Nazismo de Hitler, assim como a solidificação do Stalinismo na União Soviética, anos antes”, reforça o doutorando em Sociologia e Ciência Política e colaborador do Núcleo de Estudos do Pensamento Político, Artur Mazzucco Fabro.

O totalitarismo é marcado pela presença de um estado total, que interfere na vida das pessoas, tanto privada quanto pública, além de obter características como um único partido político, um culto à personalidade, muito elevado em relação ao líder e perseguições políticas. Além disso, o líder tem um controle muito grande sobre os aspectos do governo, dos poderes, executivo, judiciário e legislativo. Há uma vigilância em massa feita à população, controle da economia, censura, a ausência de democracia e consequentemente repreensão.

A diferença dos dois períodos, atual e da Guerra, é que tanto Alemanha quanto Itália, vieram de sanções rígidas e estavam economicamente debilitadas, por isso, plantaram a semente do totalitarismo através do orgulho ferido e da importância do estado na recuperação de um país. Neste paralelo, Putin controla com mãos de ferro tanto o sistema político, econômico, questões das eleições, transparência e por estar em seu quarto mandato presidencial, em um regime autocrata que assusta pela similaridade ao totalitarismo.

 

publicidade

 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.