Sábado, 27 de abril de 2024
Política

Pesquisa aponta maior desaprovação do Governo Lula e especialista analisa impacto dos números

Genial/Quaest apresentou sétima rodada de avaliações dos brasileiros ao governo Lula e apontou desaprovação ultrapassando 50%

Brasília - DF, 20/03/2024 17h00 | Por: Fernando Shock | Fonte: Dados - Genial/Quaest
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasi

Instituto Genial/Quaest divulgou mais uma rodada de pesquisa de avaliação dos brasileiros acerca do Governo Lula (PT) e apresentou queda no número de cidadãos que aprovam o mandato do presidente. De acordo com os números mais recentes, a desaprovação do governo passou de 43% para 46% em três meses.

publicidade

Embora estes levantamentos reflitam a opinião dos entrevistados, representam uma amostra do perfil dos brasileiros quando opinam sobre o Governo. O cientista político Arthur Fabro explica o impacto que estes dados podem trazer ao governo “As pesquisas, como a Genial/Quaest, podem ter um impacto considerável nas decisões governamentais futuras, funcionando como um indicador das percepções e expectativas da população”, explica.

Na avaliação por regiões, o sul puxa a desaprovação ao governo marcando 57% de opiniões contrárias ao presidente. Na outra ponta está o nordeste, com 68% de entrevistados favoráveis. A pesquisa também segmenta o público por religião, apontando que 48% dos evangélicos avaliam o governo negativamente. Enquanto 42% dos católicos veem a gestão do presidente de forma positiva.

Os dados da pesquisa foram coletados logo após as declarações polêmicas do presidente em relação ao Estado de Israel, fato que pode ter influenciado na variação dos números, principalmente em relação aos evangélicos, grupo alinhado aos movimentos israelenses. Fabro, inclusive, esboça uma tentativa de reaproximação entre o presidente e os evangélicos brasileiros. “Lula precisará posicionar-se em pautas de costumes e melhorar a relação com os líderes dessas igrejas, que recentemente não se mostraram favoráveis”,  acredita o especialista.

Esta foi a sétima rodada de pesquisas sobre a avaliação do Governo Lula divulgada pela Genial/Quaest. Os dados foram coletados entre os dias 25 e 27 de fevereiro, ouvindo 2 mil brasileiros. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais. A pesquisa completa, você pode conferir clicando aqui

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.