Domingo, 28 de abril de 2024
Saúde

Alerta de Superlotação no Hospital Regional do Oeste

Instituição apela ao público para limitar visitas a casos de emergência e urgência

Florianópolis, 20/03/2024 12h00 | Por: Kelle Maciel | Fonte: HRO
Foto: Hospital Regional do Oeste/SC Todo Dia

O Hospital Regional do Oeste (HRO), enfrenta um quadro crítico de superlotação em seu Pronto Socorro, conforme comunicado pela administração. A unidade de saúde, situada em Chapecó, destaca-se pela crescente pressão decorrente da alta demanda por atendimento de urgência, o que motivou a divulgação de um alerta direcionado à população local e dos arredores. Este apelo visa a conscientização sobre a importância de procurar o hospital estritamente em emergência ou urgência médica, com o intuito de assegurar que os recursos sejam direcionados aos casos mais graves.

A distinção entre emergência e urgência torna-se fundamental neste contexto: enquanto a emergência demanda atendimento imediato devido ao risco iminente de morte ou lesão grave, como em casos de infarto ou acidentes severos, a urgência, apesar de grave, permite uma margem de tempo antes do atendimento sem riscos de morte imediata ou lesões permanentes, incluindo condições como fraturas ou crises de asma. Além disso, recomenda-se que residentes de outras localidades evitem deslocar-se a Chapecó sem uma avaliação prévia e comunicação entre o médico local e o plantonista responsável pela regulação dos leitos, visando a otimização do uso dos recursos hospitalares disponíveis.

Diante da situação atual, a direção do HRO reitera o apelo para que o público recorra ao atendimento da unidade apenas em circunstâncias de extrema necessidade. Essa medida pretende garantir a disponibilidade e a eficácia dos cuidados médicos para aqueles que enfrentam condições de risco à vida. A conscientização e cooperação da comunidade são essenciais para enfrentar o desafio da superlotação, contribuindo significativamente para a manutenção da qualidade dos serviços de saúde prestados pelo hospital e, por conseguinte, para a segurança e bem-estar dos pacientes mais críticos.

publicidade
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.