Sábado, 27 de abril de 2024
Saúde

Alesc derruba veto a projeto que beneficia hospitais filantrópicos em SC

PL é de autoria do deputado estadual José Milton Scheffer

Florianópolis - SC , 13/03/2024 15h19 | Por: Paulo Monteiro | Fonte: Rádio Cidade em Dia
Foto: Divulgação / Alesc

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) derrubou, por unanimidade, nesta terça-feira (12), o veto ao projeto de lei (PL) que prorroga a dispensa de Certidão Negativa de Débitos Estaduais (CND) para hospitais filantrópicos e municipais.

O projeto, de autoria do deputado estadual José Milton Scheffer (PP), tem como objetivo garantir que hospitais filantrópicos possam firmar convênios públicos mesmo que ainda tenham pendências tributárias com o Estado.

De acordo com o deputado, muitos hospitais filantrópicos e municipais ainda estão se recuperando do impacto financeiro oriundo do período da pandemia da Covid-19 - e, portanto, ainda estariam com débitos em aberto. A ideia é que as entidades tenham um prazo para se recuperar e, durante esse período, ainda assim poder firmar convênios.

publicidade

“Muitos dos hospitais ficaram praticamente paralisados por dois ou três anos durante a pandemia e tiveram dificuldades financeiras enormes. Muitos têm até hoje. Aqueles que não lidavam com UTI ou questões do coronavírus ficaram praticamente paralisados, e hoje possuem dificuldades de estar com todos os documentos em dia para fazer convênio com o próprio governo ou com o Ministério da Saúde. Baseado nisso, atendendo a um pedido feito pelos hospitais, criamos esse projeto”, declarou.

Zé Milton explica que, por mais que tenha sido inicialmente vetado pelo governador Jorginho Mello (PL), o projeto posteriormente acabou sendo aceito pelo mesmo - que teria apoiado a derrubada do veto.

Atualmente, existem 146 hospitais filantrópicos em Santa Catarina. Estes são responsáveis por atender aproximadamente 70% da população. Isso significa que, a cada 10 catarinenses, 7 são atendidos em hosptiais filantrópicos no estado. 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.