Sexta-feira, 12 de julho de 2024
Saúde

Governo divulga orientações ao enfrentamento de doenças infecciosas decorrentes das inundações

Exposição às águas dos alagamentos pode acarretar em uma emergência de casos de hepatite A, leptospirose, dengue e doenças diarreicas agudas

Brasil, 21/06/2024 16h02 | Por: Érik Borges
Foto: Divulgação Palácio Piratini

O Ministério da Saúde publicou, nesta quinta-feira (20), uma série de orientações e diretrizes voltadas à conduta de cuidados relacionados às doenças infecciosas decorrentes do cenário de calamidade pública enfrentada pelo Rio Grande do Sul após as enchentes do mês de maio. As orientações valem para casos de hepatite A, leptospirose, dengue e doenças diarreicas agudas.

O diretor substituto do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), Artur Kalichman, observa que uma resposta organizada aos casos de suspeição, diagnóstico diferencial, manejo clínico e terapêutico dessas doenças é imprescindível frente à situação enfrentada pela saúde pública do estado.

“A exposição da população a patógenos transmitidos pela água – como no caso da hepatite A – acende o alerta para a possibilidade de uma emergência de doenças e infecções, o que afetaria fortemente o campo da saúde e a demanda da rede de atenção local”, explica Artur.

As orientações da pasta incluem procedimentos clínicos para pessoas com síndrome febril aguda, o que pode indicar a infecção por pelo vírus A (HAV) da hepatite. Também estão entre as orientações para abordagem a sinais de alerta, critérios para internação hospitalar, indicações de diálise em casos de insuficiência renal, indicações de internação em unidades de terapia intensiva, tratamento com antibióticos e fluxos de notificação de casos.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.