Sábado, 27 de abril de 2024
Saúde

Sul catarinense teve mais de 15 mil atendimentos do Samu durante a Estação Verão

Samu de Santa Catarina atende mais de 67 mil ocorrências durante o verão

Santa Catarina , 21/03/2024 12h49 | Por: Laura Silva
Foto: Divulgação

O verão terminou e com ele chegou ao fim a operação Estação Verão, do Governo do Estado, com ações e esforços conjuntos para otimizar os trabalhos durante a temporada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também participou da iniciativa. O sul catarinense registrou 15. 315 ocorrências.  

Entre os dias 16 de dezembro de 2023 e 16 de março deste ano, o SAMU atendeu 67.864 ocorrências. A região que teve mais atendimentos foi a Grande Florianópolis, com 20.573; seguida pela Norte/Nordeste (Joinville), com 19.242 e Foz do Rio Itajaí (Camboriú), com 12.734. Entre os principais casos clínicos estão os cardiovasculares e neurológicos.

“Seguimos de prontidão e à disposição de toda população catarinense e visitantes em nosso Estado. Estes números demonstram a importância do serviço de atendimento móvel de urgência para acesso aos serviços de saúde no tempo e local certos”, ressalta Marcos Antonio Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência. 

Para expandir ainda mais a cobertura do Samu no litoral, a Secretaria da Saúde inaugurou, em dezembro, uma nova USA em Navegantes. O investimento ampliou o atendimento na alta temporada com a contratação de 11 médicos, cinco enfermeiros e oito condutores/socorristas.  

Todo o litoral catarinense conta com aproximadamente 71 equipes, entre Unidades de Suporte Básico (USB) e de Suporte Avançado (USA). Os profissionais atuam com viaturas, ambulâncias, motolâncias e aeronaves para salvar vidas e dar assistência necessária aos atendimentos de urgência e emergência.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.