Domingo, 19 de maio de 2024
Saúde

Vale do Itajaí enfrenta surto da “doença do maruim” com 10 casos confirmados

Santa Catarina concentra casos confirmados da Febre do Oropouche em três cidades do Vale do Itajaí

Vale do Itajaí - SC, 07/05/2024 14h07 | Por: Kelle Maciel | Fonte: MS
Foto: divulgação/SC Todo Dia
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O número de cidades catarinenses com casos confirmados de Febre do Oropouche chegou a três, todas localizadas no Vale do Itajaí. Botuverá, Brusque e Luiz Alves enfrentam a doença transmitida pelo mosquito maruim, sendo que Luiz Alves declarou emergência devido à infestação. Os testes foram validados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do governo do Estado.

Até agora, 10 pessoas foram infectadas: cinco em Botuverá, quatro em Brusque e uma em Luiz Alves. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, ações serão realizadas para coletar dados importantes sobre os casos suspeitos e confirmados, como deslocamento dos moradores, sintomas e quadro clínico. Mosquitos serão coletados para análise, e amostras de outros pacientes serão testadas no Lacen para monitorar a doença, que apresenta sintomas semelhantes aos da dengue e chikungunya, como dores de cabeça, musculares e nas articulações, além de náuseas e diarreia.

A Febre do Oropouche é transmitida principalmente pelo mosquito maruim, que se prolifera em regiões úmidas com matéria orgânica. O vírus pode ser transmitido a outros indivíduos através da picada. Outros mosquitos, como o Aedes serratus e o Culex quinquefasciatus, também podem atuar como vetores nas áreas urbanas. O período de incubação varia entre três e oito dias após a infecção, com os sintomas durando de dois dias a uma semana. 

Para prevenir a doença, a população deve manter terrenos limpos, usar roupas compridas e repelentes. Segundo dados do Ministério da Saúde, houve um aumento expressivo de casos da Febre do Oropouche no Norte do Brasil em comparação a 2023, e agora Santa Catarina registra casos autóctones, ou seja, contraídos no próprio Estado.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.