Domingo, 28 de abril de 2024
Segurança

América podem registrar pior surto de dengue da história

Registros de 2024 equivalem a três vezes o número de casos do ano anterior

Mundo, 28/03/2024 18h02 | Por: Fernando Shock
Foto: Pixabay

O continente americano registrou 3,5 milhões de casos de dengue no primeiro trimestre de 2024. De acordo com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas), este é o maior surto da doença em toda a história. Os números apontam que os registros deste ano, equivalem a três vezes o número de casos do ano passado.

publicidade

De acordo com a entidade, Brasil, Argentina e Paraguai acumulam 90% dos casos da América. A Opas ainda coloca o Brasil no topo do ranking com o 2.966.339 casos e 758 mortes. Juntos, Paraguai e Argentina não chegam nem na metade dos casos brasileiros

O diretor-geral da Opas, Jarbas Barbosa, classificou a situação como preocupante. Ele lembrou que países como Barbados, Costa Rica e Guatemala, onde os surtos de dengue geralmente acontecem no segundo semestre, também relatam aumento de casos. Na quarta-feira, dia 27, Porto Rico decretou situação de emergência em virtudo dos aumento de casos da doença.

Para conter os casos de dengue no Brasil, o Ministério da Saúde divulgou que distribuirá novas doses da vacina contra a doença para mais 154 cidades nos próximos dias. Ainda assim, continuam sendo extremamente aconselhável as medidas de prevenção como limpeza de imóveis e terrenos para evitar o acumulo de água parada, que servem como criadouros para o mosquito Aedes Aegypt, principal transmissor da doença.

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.