Quinta-feira, 02 de maio de 2024
Segurança

Caso Família Damásio: policiais falharam por não estarem com câmeras ligadas, aponta sindicância

Processo administrativo deve ser instaurado e policial deve ser responsabilizado por abordagem

Criciúma - SC , 19/01/2024 17h01 | Por: Paulo Monteiro
Foto: Arquivo / Portal SC Todo Dia

A sindicância interna aberta pela Polícia Militar de Santa Catarina para apurar um caso de violência e abuso de autoridade contra membros da família Damásio, em Criciúma, concluiu que houve falha dos policiais por estarem com suas câmeras individuais desligadas no momento da ocorrência.

A informação foi confirmada pelo comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Mário Luiz Silva. Segundo ele, a sindicância foi finalizada há alguns meses, já tendo sido remetida para Justiça.

“Agora está para manifestação do Ministério Público”, disse o comandante. “[A conclusão do caso] vai depender do que o Ministério Público entener. Ainda não se manifestaram”, completou. 

De acordo com o comandante, será instaurado um processo administrativo disciplinar para que o policial acusado de agressão contra membros da família Damásio possa se defender e, por fim, seja responsabilizado pelo ocorrido.

publicidade

Relembre o caso 

Na madrugada do dia 2 de setembro de 2023, membros da família Damásio comemoravam um aniversário em sua residência no bairro Comerciário, em Criciúma, quando dois policiais apareceram para atender uma denúncia de perturbação de sossego.

Cerca de 20 adultos e sete crianças estavam no local. A família, composta por pessoas negras, relata que os policiais chegaram dando socos na janela - e que um deles teria alterado a voz na hora da abordagem. 

Daiane Damásio, de 28 anos, na época, afirmou que chegou a ser ameaçada por um dos policiais. Por fim, pelo menos três pessoas foram atingidas por balas de borracha pelas autoridades. Crianças, que dormiam dentro de casa, também foram afetadas por spray de pimenta. 

Familiares moveram um processo contra a Polícia Militar, acusando-os de racismo e abuso de autoridade na abordagem policial. 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.