Sábado, 25 de maio de 2024
Segurança

Chuvas intensas provocam estragos em Santa Catarina

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atendeu a 150 ocorrências em 67 municípios, afetando diretamente 171 pessoas na última semana

Florianópolis - SC, 18/04/2024 10h05 | Por: Kelle Maciel | Fonte: SDC
Foto: CBMSC/divulgação/SC Todo Dia

No período de 11 a 16 de abril, Santa Catarina enfrentou fortes chuvas que afetaram 67 municípios, levando o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) a responder a 150 chamadas de emergência. Os atendimentos, que envolveram 350 bombeiros entre militares e comunitários, concentraram-se principalmente na região da Grande Florianópolis, abrangendo também áreas do Oeste e da Serra Catarinense.

As operações incluíram resgate de pessoas ilhadas, remoção de árvores e resposta a alagamentos e deslizamentos. A infraestrutura empregada englobou 106 viaturas. O subcomandante-geral do CBMSC, Coronel Jefferson de Souza, destacou a colaboração com a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, especialmente no litoral e Vale do Itajaí, visando a eficiência e rapidez nos socorros.

As equipes de Força-Tarefa (FT) foram colocadas em sobreaviso em todo o estado, sendo particularmente ativas na Grande Florianópolis, onde a FT-10 foi mobilizada para ampliar a capacidade de resposta. Em Paulo Lopes, um dos municípios mais afetados, as ações incluíram resgate de famílias e distribuição de alimentos em áreas de difícil acesso. Em parceria com a Defesa Civil Estadual e a Polícia Rodoviária Federal, mantimentos foram também entregues a caminhoneiros presos na BR-101 Sul.

Com a previsão de retorno do sol devido ao avanço de uma massa de ar seco e frio, e com a queda das temperaturas, as equipes de emergência foram desmobilizadas, mas permanecem prontas para nova ativação caso necessário. O CBMSC continua a alertar sobre os cuidados com as áreas ainda alagadas e a rede elétrica, oferecendo suporte contínuo à população pelo número de emergência 193.

Confira o vídeo dos Bombeiros: https://www.instagram.com/p/C54VQ5qsc5B/?img_index=4 

 

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.