Domingo, 28 de abril de 2024
Tech

Florianópolis recebe Startup Summit durante 3 dias

Capital se torna o epicentro de ideias inovadoras durante o evento que reúne mais de 10 mil participantes, incluindo startups, investidores e entusiastas

Florianópolis - SC, 24/08/2023 07h53 | Por: Redação
Foto: Eduardo Valente/Secom

Santa Catarina assume o papel de anfitrião para um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do país, o Startup Summit. Com abertura nessa quarta-feira (23) e seguindo até sexta (25), o CentroSul, em Florianópolis, será o ponto de encontro para cerca de dez mil pessoas interessadas em explorar novas ideias e tendências no cenário de inovação. O evento conta com a presença do governador Jorginho Mello, que destacou o compromisso do Governo do Estado em impulsionar o setor, formando parcerias e fomentando a educação técnica.

O governador Jorginho Mello ressaltou a criação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, uma iniciativa que demonstra o comprometimento com o setor técnico. Ele enfatizou a importância de promover a inovação através de eventos como o Startup Summit e deu destaque ao protagonismo que Santa Catarina tem assumido nesse cenário. O governador também mencionou parcerias estratégicas com o Sebrae e a Fiesc, especialmente na área de formação profissional.

"Vamos preencher a lacuna entre a oferta e a demanda de vagas no setor de tecnologia. Temos a cidade de Luzerna em SC, que abriga o maior número de startups do Brasil. Além disso, somos o estado com a maior quantidade de trabalhadores com carteira assinada no país", afirmou Jorginho Mello. Ele também ressaltou o investimento em educação por meio do programa Universidade Gratuita, que tornou a educação acessível a todos em Santa Catarina.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, enfatizou o diferencial da cidade no cenário de inovação e tecnologia, destacando que o aspecto mais valioso é a população local. Ele também falou sobre o desafio de formar profissionais capacitados para o setor.

O Startup Summit foi planejado em parceria entre o Sebrae, a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF). O evento reúne mais de 850 startups selecionadas para participar gratuitamente, proporcionando um ambiente propício para conexões, oportunidades de negócios e compartilhamento de conhecimentos.

A presença do Governo do Estado é marcante no evento, com um estande que reúne a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Esse espaço é conhecido como "Espaço SC".

Com 22.125 empresas ativas no setor de tecnologia, Santa Catarina apresenta um faturamento conjunto de mais de R$ 23,8 bilhões, representando 6% do PIB do estado. A média de receita dessas empresas é de R$ 1,19 milhão, envolvendo mais de 25 mil empreendedores. O setor de tecnologia corresponde a 6,1% da economia catarinense, classificando o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina como o 6º maior do país. O estado ocupa a 4ª posição em número de profissionais no setor de tecnologia, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.