Sábado, 27 de abril de 2024
Tech

Veja quando e como observar o último eclipse lunar do ano previsto para a próxima semana

Pelas redes sociais, a Nasa também transmite orientações sobre os horários em que o eclipse solar poderá ser melhor observado de cada localidade

São Paulo - SP, 03/11/2022 15h12 | Por: Redação | Fonte: Estadão Conteúdo
Foto: Divulgação/Nasa

O último eclipse lunar deste ano vai ocorrer na próxima terça-feira, 08. Segundo informações da Nasa, agência espacial norte-americana, o fenômeno astronômico em que a Lua entra na sombra da Terra ficará visível na América do Norte, na América Central, no Equador e em partes da Ásia e da Oceania. No Brasil, somente os moradores do Acre poderão ver o fenômeno parcialmente Moradores de outros Estados brasileiros poderão acompanhar o eclipse lunar pela internet, embora seja possível que a lua fique mais escura em algumas regiões.

O instituto astronômico Lowell Observatory, no Arizona, nos Estados Unidos, fará a transmissão ao vivo do fenômeno pelo canal no YouTube, a partir das 6 horas (horário de Brasília). A previsão é de que o eclipse lunar seja total às 6h17. Para acompanhar, basta realizar o cadastro.

O portal Time and Date projeta que o fenômeno no Acre, próximo da divisa com o Peru, terá proximidade máxima estimada para as 4h57 (horário de Brasília).

Por meio do site será possível acompanhar a transmissão em tempo real a partir das 6h (horário de Brasília), realizada com um observatório móvel em Roswell, no Novo México.

Também é possível acompanhar o fenômeno pela transmissão do Observatório Griffith, na Califórnia, prevista para iniciar às 5h (horário de Brasília).

publicidade

Pelas redes sociais, a Nasa também transmite orientações sobre os horários em que o eclipse solar poderá ser melhor observado de cada localidade.

Diferentemente do eclipse solar, o observador não precisa usar óculos de sol. Um binóculos, no entanto, pode ajudar a ter melhor visibilidade. O primeiro eclipse lunar deste ano aconteceu em maio, com programação inclusive no Parque do Ibirapuera da noite do dia 15 para o dia 16.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.