Segunda-feira, 20 de maio de 2024
Agro

Chuvas no RS ameaçam preços do arroz e laticínios no Brasil

Tragédia no Rio Grande do Sul pode impactar os preços de alimentos como arroz e laticínios, além de influenciar a inflação ao produtor

Porto Alegre - SC, 09/05/2024 12h57 | Por: Kelle Maciel | Fonte: IBGE
Foto: AFP/reprodução/SC Todo Dia

As chuvas no Rio Grande do Sul podem impactar os preços de alimentos importantes para os brasileiros, como arroz e laticínios, alertam especialistas. O estado é responsável por 70% da produção nacional de arroz e também é um grande produtor de carnes e laticínios. Estradas e pontes foram destruídas pelas tempestades, deixando diversas regiões isoladas e dificultando o escoamento dos produtos.

De acordo com especialistas do IBGE, embora grande parte da safra de arroz já tenha sido colhida, a preocupação agora é com a logística, pois estradas e pontes foram fortemente abaladas pelas chuvas, isolando várias regiões. O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) observou um aumento no preço do arroz no estado, com a saca atingindo 106,74 reais na última segunda-feira, comparado aos 105,98 reais no dia 29 de abril.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que dez unidades processadoras de carnes de aves e suínos no RS foram paralisadas ou enfrentam dificuldades devido à falta de insumos e transporte de funcionários. Carla Argenta, economista-chefe da CM Capital, expressou preocupação especialmente com a indústria de leite e laticínios, indicando que a interrupção da logística pode afetar significativamente o IPCA.

André Braz, economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), destacou que a produção de soja e milho, embora tenha influência mais indireta na inflação ao consumidor, pode ter impacto na inflação ao produtor. Ele afirmou que as safras de milho, soja e arroz não foram totalmente colhidas, então algum efeito sobre a inflação ao produtor é esperado.

No Ministério da Fazenda, as análises preliminares indicam que ainda não é possível fechar uma análise definitiva, pois a situação no estado continua se desenvolvendo. A pressão sobre os preços no país não deve ser grande, mas é necessário mais tempo para avaliar o impacto sobre a inflação de alimentos.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.