Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Cidadania

Tubaronenses atingidos pela enchente poderão sacar FGTS; confira como será o processo

Após a homologação da situação de emergência, a prefeitura iniciou os trâmites para liberação do FGTS para os atingidos pela enchente

Tubarão - SC, 08/06/2022 16h25 | Por: Redação
Foto: Marcus Vinícius/Rádio Cidade Tubarão

A Prefeitura de Tubarão segue buscando a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os moradores afetados pela enchente ocorrida no início de maio. Agora, com o decreto da situação de emergência devidamente homologado, o município deu mais um passo em direção a conclusão do processo. Nesta quarta-feira (8), o prefeito Joares Ponticelli recebeu gestores da Caixa Econômica Federal para os encaminhamentos.

O gerente-geral da Caixa em Tubarão e o superintendente executivo de varejo, Bruno Piva Búrigo, participaram da reunião na Sala de Atos para uma explicação inicial de como serão conduzidos os trabalhos a partir de regras determinadas pela Caixa e pelo Governo Federal. Além do prefeito Joares, estiveram presentes o gestor-coordenador da Defesa Civil Djalma Alves e a gerente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social Kelly Botega.

Agora, a Defesa Civil do município vai providenciar algumas documentações para o cumprimento das etapas finais do processo. Assim que tudo estiver finalizado, a prefeitura vai emitir um comunicado para orientar as pessoas afetadas pela enchente a saberem se têm direito ao saque do FGTS e demais procedimentos.

Em entrevista a Milton Alves, no Notícias da Cidade desta sexta-feira (10), Joares explica que existe uma regulação nacional para liberação do FGTS. “Não há nenhuma possibilidade legal de liberar o FGTS geral (para todos), a liberação é apenas para as famílias atingidas”, ressalta. O prefeito conta que são cerca de mil famílias cadastradas que foram afetadas diretamente, mas ele acredita que este número deve aumentar. Os atingidos poderão ter até R$ 6 mil liberados. 
 

 

publicidade

De acordo com a Fundação de Desenvolvimento Social, destas mil famílias cadastradas, nem todas tiveram suas casas inundadas.Segundo a gerente da pasta, Kelly Botega, a Defesa Civil do município fará a análise detalhada dessas situações para encaminhar à Caixa.

Depois da reunião entre os segmentos envolvidos para essa liberação, a Defesa Civil do município está providenciando as documentações necessárias para as próximas etapas. Quando o levantamento for finalizado, a prefeitura emitirá comunicado para orientar as famílias contempladas com o saque do FGTS. Joares explica que haverá orientação para quem receberá os valores nos três CRAS da cidade, estas pessoas serão atendidas por funcionários da Caixa.

O saque acontecerá através do aplicativo da Caixa Econômica Federal, sem necessidade de filas nas agências ou em outros locais de atendimento com funcionários conferindo documentos. A previsão é que até esta sexta-feira (10) as informações sejam repassadas pela Defesa Civil, para que, na próxima semana, essa liberação aconteça. Confira mais informações na reportagem de Lara Silva para a Rádio Cidade:

 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.