Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Educação

Pesquisa inédita aponta a evasão e o abandono escolar em Santa Catarina

A pesquisa revelou que 11,8% dos alunos do ensino médio abandonaram as aulas, além de 9% no EJA e 3,8% nas creches

Criciúma - SC, 20/12/2021 10h41 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Divulgação

Em 2020, de um total de 688.684 alunos matriculados nas redes municipais, mais de 8.700 estudantes abandonaram as aulas. Se forem somadas as evasões durante a pandemia de Covid-19, o número aumenta para 13.700 alunos. A pesquisa inédita, realizada nos 295 municípios catarinenses em outubro, mostrou os números de evasão e abandono escolar de estudantes desde o ensino básico ao médio, além dos da educação de jovens e adultos (EJA), durante a pandemia em relação às matrículas efetivadas no início de 2020.

O levantamento completo foi apresentado pelo auditor fiscal de controle externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) Paulo Douglas Tefili, durante a reunião do Grupo de Trabalho (GT) realizada no dia 13 de dezembro pela Comissão em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da Alesc, presidida pela deputada Marlene Fengler (PSD).

A pesquisa revelou que 11,8% dos alunos do ensino médio abandonaram as aulas, além de 9% no EJA e 3,8% nas creches. Em números absolutos, porém, o abandono nas creches atingiu 2.261 crianças, quase três vezes mais do que a soma de evadidos do ensino médio e do EJA, de 823. O fechamento das creches durante os meses da pandemia é apontado como um provável fator pela desistência das famílias em manter os filhos nas unidades, consideram os autores da pesquisa: Ministério Público, Undime e TCE.

Além dos números de evasão e abandono, o levantamento indicou quantos e quais municípios estão realizando busca ativa para identificar se os alunos evadidos se transferiram para a rede estadual ou privada ou se realmente abandonaram os estudos. Outro aspecto abordado na pesquisa busca identificar o retorno total das atividades presenciais e as ações desenvolvidas pelos gestores para recuperar as perdas de aprendizagem. Dos 295 municípios, em 199 os estudantes estão tendo recuperação no contraturno e em apenas 25 foi informado que o reforço ainda está sendo oferecido na modalidade virtual. E em 244 as aulas estão sendo presenciais em todas as escolas.

Ao comentar os dados, a deputada Marlene que participou do programa Em Dia Com a Cidade desta segunda-feira (20), ressaltou a importância do diagnóstico como uma ferramenta que ajudará gestores públicos, municipais e estaduais, a definirem ações de fortalecimento da busca ativa e, especialmente, de recuperação da aprendizagem perdida durante a pandemia. Na opinião da parlamentar, as ações desenvolvidas por alguns municípios podem ser replicadas onde a busca ativa ou a recuperação de conteúdos estão defasadas. "É um trabalho fantástico, revelador, e vai ajudar muito na definição de ações e caminhos para a volta das crianças às salas de aulas no próximo ano letivo e na recuperação das perdas desses dois anos de pandemia", diz.

 

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