Operação do Aeroporto Salgado Filho está suspenso até o dia 30 de maio
A Fraport anunciou nesta segunda-feira (06) que o Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, estará fechado até pelo menos 30 de maio. A decisão, tomada por conta da tragédia climática enfrentada pelo Rio Grande do Sul, gerou uma série de dúvidas aos passageiros catarinenses que possuem passagens aéreas compradas para partir ou desembarcar na capital gaúcha. Nesses casos, o que fazer?
Em entrevista a Rádio Cidade em Dia, o especialista em aviação comercial Luiz Carlos Machado, do canal Viajando Com o Luiz, falou sobre os catarinenses que possuem passagem comprada para o Aeroporto Salgado Filho, orientando-os ao que fazer.
“Quem é da região sul de Santa Catarina e que precisa viajar, vá no bilhete da Companhia que emitiu, pede reembolso e emite pelos aeroportos de Florianópolis, Jaguaruna ou Navegantes. Isso porque, pelo menos até as próximas duas semanas, não tem a mínima possibilidade de pousar ou decolar qualquer voo em Porto Alegre”, declarou.
Companhias aéreas que operam em POA se manifestam
Em pronunciamento encaminhado a GZH, as companhias aéreas que operam no Aeroporto de Porto Alegre comentaram sobre questões como cancelamento, reembolso e remarcação de voos para aqueles que possuem passagens já compradas.
A Azul afirmou que irá oferecer voos extras para os demais aeroportos da região, com o objetivo de atender a eventual demanda decorrente da suspensão de operações no Salgado Filho. Os clientes que possuem reservas para os próximos dias e optarem por alterar sua passagem voluntariamente para destinos alternativos, poderão fazer a solicitação ainda em maio. O cancelamento também pode ser solicitado, deixando o valor em crédito na companhia.
A Gol também se posicionou afirmando que os passageiros que pretendem remarcar seus voos também poderão fazer, sem pagar a taxa de remarcação. O mesmo vale para aqueles que querem cancelar as viagens, deixando o valor da passagem em crédito, sem também pagar a taxa de cancelamento.
Já a Latam orientou que os passageiros façam a autogestão das suas passagens na seção “Minha Viagens” no site latam.com, com opções de remarcação sem custos para os aeroportos de Florianópolis, Caxias do Sul ou Jaguaruna. Além disso, os clientes também poderão cancelar o voo com reembolso integral.