Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Meio Ambiente

Você já ouviu falar em pellets de madeira?

Essa nova energia renovável vem ganhando seu espaço cada vez mais dentro do mercado

Brasil, 20/08/2022 09h30 | Por: Redação
Pixabay/Lernestorod

Nos últimos anos, a conscientização ambiental vem se tornando um assunto de grande importância em todos os lugares, na área industrial não seria diferente. Para aprimorar sua produção, sem trazer danos ao meio ambiente, as empresas começaram a optar pelo uso de pellets de madeira. E isso vem se tornando cada vez mais recorrente.

Além de ser um custo benefício melhor para os donos de empresas, a utilização dessas novas energias renováveis é o ponto desacelerar a destruição do meio ambiente. Inclusive, o Porto de Imbituba fez uma importação inaugural de pellet de madeira, no último mês de julho. Que é um produto que veio para revolucionar o mercado.

Mas o que é Pellet de Madeira? É basicamente uma forma natural e totalmente ecológica de geração de energia térmica, mas não para por aí. Ele é uma fonte de energia que faz parte da classe da Biomassa, ou seja, é um biocombustível sólido. Para ter esse item existem vários caminhos como, a limpeza das florestas e também através dos desperdícios das indústrias de madeira, como por exemplo; carpintarias e serrarias.

É um produto que não agride o meio ambiente por causa de uma substância que existe na madeira chamada de ligação da lignina, que não comporta nenhum tipo aditivo. Assim, o resultado é um combustível natural, ecológico e de alto rendimento. O pellet de madeira pode substituir o gás natural ou outros combustíveis e o óleo, é uma energia limpa, não poluente, com CO2 neutro na queima. Isso proporcionou a ele um reconhecimento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) por ser ecologicamente correto.

publicidade

Existem algumas vantagens sobre o pellet de madeira. Primeiro, ele é um produto de fácil manuseio, com armazenamento seguro e sem riscos. A queima desse material é completa, possibilitando que as cinzas possam ser utilizadas como fertilizantes nos jardins. Outra vantagem é que também como a madeira, os pellets são considerados uma energia renovável, mas a sua existência causa menos danos ao meio ambiente do que o abate de árvores para obtenção de lenha. Uma última curiosidade sobre eles é a grande garantia de preço, ao contrário de outros combustíveis fósseis, que o preços sempre mudam, o valor desse material se mantém estável.

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.