Domingo, 19 de maio de 2024
Saúde

Dengue e gripe lotam UTIs infantis em SC

Em algumas regiões já não existem mais leitos disponíveis

Araranguá - SC, 08/05/2024 10h47 | Por: Vinícius Barbosa
Foto: Divulgação / Governo de SC

Doenças como a dengue e a gripe têm contribuído para a falta de leitos de UTI Infantil em Santa Catarina. Em algumas regiões já não existem mais leitos disponíveis, fazendo com que os pacientes necessitem ser transferidos para outras regiões do estado.

Segundo nota da Secretaria de Saúde de Santa Catarina a procura pela vacina da gripe está baixa e ela está disponível para os públicos acima dos seis meses de vida. Também está disponível a vacina contra a dengue que pode ser aplicada a partir dos quatro anos. 

A Secretaria também afirma que o sistema hospitalar público do estado funciona integrado em uma rede. Primeiro são procurados leitos na região do paciente, se não encontrado ele é transferido para outra região com leito disponível.

Segundo relatório da terça-feira (07), estão disponíveis 69 leitos de UTI disponíveis, sendo 34 adultos, 25 neonatais e 10 pediátricos. Estes números podem sofrer variação ao longo do tempo. 

“Os hospitais próprios da Secretaria de Estado da Saúde são centros de referência para procedimentos de alta complexidade e oferecem acesso porta aberta a todas as especialidades médicas.”, explica a Secretaria em nota.

Após a pandemia da Covid-19 o aumento de números de leitos de UTI é algo que tem sido discutido pelos órgãos públicos de saúde. 

Durante o período, a falta de leitos foi constante e  o número precisou ser ampliado, mas ainda há déficit em algumas regiões. 

“Consequentemente, é comum que as Unidades de Terapia Intensiva tenham uma taxa de ocupação geralmente superior a 80% nos hospitais de grande porte. As unidades possuem capacidade instalada para operar neste modelo.” explica a Secretaria em nota. 

Confira onde foram implantados os novos leitos de UTI:


Extremo Sul Catarinense
Araranguá: 8 leitos neonatais no Hospital Regional Affonso Guizzo
Sombrio: 10 leitos pediátricos e 8 leitos para adultos no Hospital Dom Joaquim

Vale do Itajaí
Blumenau: 2 leitos neonatais no Hospital Santa Catarina e 10 neonatais no Hospital Santo Antônio.
Brusque: 21 leitos pediátricos, 10 neonatais e 10 leitos para adultos no Hospital Imigrantes; além de 6 neonatais e 10 leitos para adultos no Hospital Azambuja.

Foz do Rio Itajaí
Itajaí: 20 leitos para adultos no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, além de 10 leitos pediátricos no Hospital Pequeno Anjo.

Serra Catarinense
Lages: 6 leitos neonatais no Hospital Tereza Ramos.

Planalto Norte
Mafra: 1 leito neonatal no Hospital Maternidade Catarina Kuss e 8 leitos para adultos no Hospital São Vicente.

Grande Florianópolis
São José: 10 leitos neonatais no Hospital Regional de São José.

Meio Oeste
Caçador: 8 leitos para adultos no Hospital Maicé.
Grande Oeste
Chapecó: 5 leitos pediátricos no Hospital Regional do Oeste.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.