Quinta-feira, 02 de maio de 2024
Saúde

Santa Catarina expande detecção de doenças no Teste do Pezinho

A partir de agora, o Teste do Pezinho em Santa Catarina inclui a detecção da toxoplasmose, aumentando o alcance da triagem neonatal e possibilitando tratamentos mais precoces e eficazes

Florianópolis - SC, 19/04/2024 13h20 | Por: Kelle Maciel | Fonte: SES
Roberto Zacarias/reprodução/SC Todo Dia

Desde o dia 15 de abril, o Teste do Pezinho em Santa Catarina, um procedimento essencial para a detecção precoce de doenças em recém-nascidos, passa a incluir a análise para toxoplasmose congênita. Este teste é realizado nas primeiras 48 horas até o quinto dia após o nascimento dos bebês, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Antes da inclusão deste novo teste, o programa já analisava seis doenças graves como fenilcetonúria e fibrose cística. A adição da toxoplasmose é uma resposta aos casos que não são detectados no pré-natal, permitindo uma intervenção rápida e eficiente, segundo a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

O Teste do Pezinho é realizado em todas as unidades da Atenção Primária em Saúde de Santa Catarina e nos hospitais onde os bebês permanecem internados após o nascimento. O Hospital Infantil Joana de Gusmão, que é centro de Referência da Triagem Neonatal no estado, desempenha um papel vital, acolhendo e tratando os casos positivos detectados. Em 2023, o estado realizou cerca de 87 mil testes, reforçando a capilaridade e eficácia desse serviço essencial oferecido pelo SUS.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.