SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Domingo, 05 de dezembro de 2021
Saúde

Um caso de câncer de mama é diagnosticado no Brasil a cada 8 minutos

Estimativa é que nesse ano sejam mais de 66 mil novos casos da doença. Movimento Outubro Rosa chama a atenção para o diagnóstico precoce.

Itajaí - SC, 01/10/2021 17h30 | Atualizada em 01/10/2021 15h46 | Por: Daiana Brocardo
As voluntárias da Associação Amor Próprio: Mari Ladwig e Mari Limma, com a presidente da entidade Valeria Burg. Foto: Daiana Brocardo

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres no mundo. Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é que até o fim de 2021 sejam diagnosticados mais de 66 mil novos casos, no Brasil. Isso significa dizer que a cada dia são confirmados 180 casos da doença: são 7,5 casos por hora, um diagnóstico a cada oito minutos!

Diante dessa realidade, o Outubro Rosa, que começa nesta sexta-feira (01), quer chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce. A campanha é uma das mais antigas na área da saúde. Segundo o médico oncologista Rodrigo Kraft Roreve, tão importante quanto divulgar informações sobre a doença, é o alerta que o Outubro Rosa faz sobre os cuidados com a saúde das mulheres, como por exemplo a consulta de rotina com o ginecologista e os exames preventivos, e o auto-exame. “Fazer exames preventivos não diminui as chances da mulher ter a neoplasia, isso a gente consegue de outra maneira; mas com os exames de rotina a gente consegue diagnosticar mais precocemente uma doença já estabelecida ou que está começando a se estabelecer. Quanto menor a doença, mais fácil e menos invasivo é o tratamento e maiores as chances de cura,” explica o oncologista. Recentemente o Outubro Rosa incluiu também na campanha o câncer de colo de útero.

publicidade

Câncer de mama X pandemia

No último ano a pandemia de coronavírus tirou atenção de outras doenças, entre elas o câncer de mama. Muitas mulheres deixaram de fazer exames preventivos e irem a consulta de rotina com o ginecologista. Ações que são fundamentais para detectar a doença logo no início. Apesar de não existirem dados oficiais sobre isso, o médico oncologista Rodrigo Kraft Rovere percebeu esse comportamento. “Não quer dizer que esses casos não estejam acontecendo, porque a biologia segue, mas em relação a descoberta, diminuíram os casos durante o ano passado,” comenta.

Fatores de risco

Segundo o especialista, hoje já se sabe que alguns fatores influenciam no aparecimento do câncer de mama. O primeiro deles é ser mulher. A doença também atinge homens, mas numa proporção bem menor, que chega a um caso de câncer de mama masculino, para casa 100 casos femininos.

Além disso é preciso estar atenta:

- mulheres com mais de 50 anos são mais propensas a desenvolverem a doença;

- estar acima do peso e sedentarismo; - fatores exógenos, como terapia de reposição hormonal;

- genética: casos de câncer família sempre são sinal de alerta.

Tratamentos cada vez mais modernos

Se por um lado os casos de câncer de mama aumentam a cada ano, por outro, as possibilidades de tratamento estão cada vez maiores e mais modernas. Novos medicamentos surgem a todo momento. “O que acontece com a comunidade oncológica é que os tratamentos estão cada vez mais personalizados. O que funciona para uma paciente pode não ser tão eficaz para outra. Conforme a gente vai dividindo tipo e subtipos da neoplasia, vai oferecendo o tratamento mais adequado para aquele situação”, explica Rovere.

Ações de conscientização

Em Itajaí, entidades ligadas à prevenção e atendimento de pacientes começaram campanhas e ações em prol da informação e conscientização das mulheres. Balões cor de rosa foram colocados em frente à sede da Associação Amor Próprio, e uma carreata deve marcar oficialmente a abertura do movimento. A carreata da Associação Amor Próprio sai do Centreventos de Itajaí, às 9h dste sábado (02).

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.