Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Social

Dia Internacional dos Povos Indígenas: data marca a importância e contribuições dos nativos para ciência e cultura

Além disso, esse período é marcado pela luta e resistência dos povos originários

Criciúma - SC, 09/08/2022 12h17 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Pixabay

O Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo é celebrado nesta terça-feira, 9 de agosto, e procura chamar a atenção para a existência de 370 milhões de indígenas no mundo. Os povos indígenas repartem-se por 90 países, constituindo 5% da população global e 15% do total da população mais pobre, mas culturalmente muito ricos. Detêm uma linguagem e cultura próprias que os distingue das sociedades ditas “desenvolvidas”.

Estes povos encontram-se numa situação extremamente vulnerável, em especial face à pandemia. A degradação do ambiente, as deslocações em consequência de conflitos e de violência, bem como a apropriação ilegal das suas terras e as catástrofes naturais fazem parte da realidade dos povos indígenas, que diariamente lutam pelo reconhecimento dos seus direitos, dos territórios que habitam, dos seus recursos e da sua forma de vida, que é única.

O missionário do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) em SC, Cléber Buzatto, participou do programa Cotidiano desta terça-feira (09) e salientou a importância dos nativos na construção da nossa sociedade, as suas contribuições nas áreas da ciência e da cultura e como esses povos estão estabelecidos no contexto atual.

 

publicidade

 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.