Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Tempo

Recortes do Cotidiano: o fenômeno do frio em nosso imaginário social

Nesta semana, o clima frio já se consolida com ventos fortes e presença de geada ou neve em algumas regiões do estado

Criciúma - SC, 17/05/2022 14h37 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Marleno Muniz Farias

Oficialmente, o inverno começa no dia 21 de junho no Brasil, mas neste ano as baixas temperaturas vão ficar mais acentuadas mais cedo. Nesta semana, o clima frio já se consolida com ventos fortes e presença de geada ou neve em algumas regiões do estado. Com isso, turistas e visitantes correm para Santa Catarina, especialmente para a Serra em busca de acompanhar o fenômeno.

“Essa possibilidade de neve se transforma em imagem no nosso imaginário e nós começamos a produzir outras imagens, se colocando em cena, produzindo narrativas mentais em relação a esse frio. O próprio mercado se utiliza disso, e isso dá certo porque no nosso imaginário catarinense, isso já está presente, o cobertor, a roupa aconchegante, a lareira, as comidas típicas, o vinho, essas imagens que simbolizam muito. Elas despertam vontades e essas vontades transformam as ações em atitudes”, enfatizou a professora e jornalista Heloisa Preis, em entrevista ao quadro Recortes do Cotidiano desta terça-feira (17).

 

publicidade

 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.