Após 500 dias de bloqueios, a Serra do Rio do Rastro terá tráfego liberado nesta quinta-feira (9). Foram realizadas melhorias em 25 pontos críticos, onde eram comuns os deslizamentos de terra e rochas
A maior obra de contenção já realizada em Santa Catarina está próxima de ser concluída. Com isso, será liberado nesta quinta-feira, 9, às 19h, o tráfego de veículos na SC-390, na altura da Serra do Rio do Rastro.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, lembra que essa também foi a maior obra de engenharia realizada no trecho desde sua abertura. “A próxima etapa para valorização desse importante patrimônio do nosso Estado é o lançamento da licitação para a instalação da iluminação e a finalização do projeto para a recuperação do pavimento de concreto”, destacou Vieira.
Em entrevista a Matheus Aguiar, no Jornal da Rádio Cidade desta quarta-feira (8), o secretário destaca que a obra está praticamente finalizada. “Maior obra de contenção de Santa Catarina, que vai garantir segurança viária para quem transita pela SC-390”, avalia. Ele relata que o investimento foi de mais de R$ 20 milhões para garantir maior segurança nos pontos críticos. Nesta semana, uma rocha se desprendeu de um paredão e atingiu um carro. “A intervenção não foi na Serra toda, não significa que não terão mais deslocamentos”, afirma. O secretário relata que o deslocamento não foi em um dos 25 pontos de intervenção, nos quais ele garante ter segurança. Ele ressalta que a rocha foi tirada rapidamente.
Foram 500 dias de fechamento até a tão esperada reabertura de um dos pontos turísticos mais bonitos de Santa Catarina. Foram realizadas melhorias em 25 pontos críticos, onde eram comuns os deslizamentos de terra e rochas.“O fechamento foi necessário para que esse importante ponto turístico agora seja desfrutado com segurança”, destaca o secretário.
Além dessas ações estruturantes, foram feitas a retirada de blocos rochosos e outros materiais que estavam soltos. Também foram colocadas telas metálicas de alta resistência com grampos, para evitar quedas de bloco e movimentação de massa, problemas que eram frequentes na rodovia.
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