Terça, 30 de abril de 2024
Futebol

Criciúma tem certificado de “Clube Formador” renovado pela CBF

A lista atualizada foi divulgada nesta semana pela confederação que gere o futebol no país

Criciúma - SC, 17/04/2024 07h35 | Por: Eduardo Madeira | Fonte: Rádio Cidade em Dia
Foto: Cleiton Ramos / Criciúma EC

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na última segunda-feira (15) a atualização da lista de clubes filiados que estão certificados como formadores de atletas. Entre as 54 agremiações ranqueadas está o Criciúma Esporte Clube. Esse documento pode ser emitido pelas federações estaduais, mas sempre com o aval da CBF, e serve como reforço sobre os direitos de atletas formados no clube, com a oficialização de contratos sobre os primeiros anos na base.

Com o “Certificado de Clube Formador”, o Criciúma e demais listados tem facilitado o processo burocrático para garantir a indenização financeira sobre a saída de atletas entre 14 e 16 anos, servindo ainda como prova para o Mecanismo de Solidariedade da FIFA, que garante até 5% da venda para os formadores.

“Dentro da base de qualquer equipe do futebol brasileiro a ideia é sempre a formação do atleta para chegar no profissional e também vender. Então, nos últimos anos, o Criciúma tem feito um trabalho de excelência na base, com alguns atletas chegando no profissional, inclusive tendo a oportunidade de jogar nessa temporada, como é o caso do Erick [zagueiro], Adrianinho [atacante], Eliedson [volante], o próprio Claudinho [lateral direito], que já está há bastante tempo no clube. É uma geração que vem de dois ou três anos, que tem dado resposta”, destacou Serginho Lopes, coordenador da base carvoeira, em entrevista à Rádio Cidade em Dia.

publicidade

Além do Criciúma, receberam o certificado em Santa Catarina, Chapecoense, Avaí, Barra, Figueirense e Hercílio Luz. São exigências para garantir o Certificado de Clube Formador os seguintes requisitos:

1) Técnicos e preparadores físicos exclusivos;
2) Participação em competições oficiais;
3) Programa de treinamento (local*, horários, faixa etária, atividade escolar, etc);
4) Assistência educacional;
5) Assistência médica;

*Com laudos técnicos (Bombeiros, Vigilância Sanitária e alvará para uso do alojamento)

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.