Sexta-feira, 12 de julho de 2024
Internet

Corpos mortos, nota fiscal e jet skis barrados: agência desmente fake news sobre tragédia no RS

Informações falsas e fora de contexto envolvendo as enchentes no estado gaúcho estão sendo veiculadas nas redes sociais

Porto Alegre - RS, 09/05/2024 09h05 | Por: Paulo Monteiro
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar

A tragédia climática enfrentada pelo Rio Grande do Sul, a qual já resultou na morte de 100 pessoas, vem sendo palco para desinformação nas redes sociais. Nesse cenário, a Lupa, agência que atua com checagens e verificações de notícias falsas, levantou em suas plataformas uma série de fake news veiculadas nas mídias e que envolvem as enchentes no estado gaúcho.

A agência é reconhecida nacional e internacionalmente pela atuação no combate à desinformação. No caso da tragédia no Rio Grande do Sul, fake news que envolvem desde centenas de corpos boiando até a obrigação de nota fiscal para todas as doações transportadas para o estado gaúcho foram desmentidas pela Lupa.

Confira algumas das fake news já desmentidas pela agência:

300 corpos foram encontrados em Canoas durante evacuação (Falso)

Durante a tragédia, foi veiculado em grupos de WhatsApp e redes sociais um áudio onde uma pessoa não identificada afirma que cerca de 300 corpos de pessoas mortas foram encontradas em um canto, durante uma ação de evacuação de Canoas (uma das cidades mais afetadas pelas chuvas no RS). 

A informação foi desmentida pela Agência Lupa, com base em levantamento oficial da Defesa Civil. Confra: 

Caminhões com doações estão sendo retidos em postos em postos fiscais do RS (Falso)

Outra informação falsa que circulou nas redes durante esse período é a de que caminhões com doações estariam sendo retidos em postos fiscais do Rio Grande do Sul. A Lupa também desmentiu tal abordagem, com base em posicionamento da Secretaria da Fazenda do estado gaúcho. Confira: 


 

publicidade

Helicópteros do Governo Federal não fizeram resgates no RS (Falso)

Também foi veiculado nas redes sociais a informação falsa de que helicópteros do Governo Federal não estariam auxiliando nos resgates no RS. A agência desmentiu publicações do tipo, confirmando que aeronaves do Exército, a mando do Governo Federal, já realizaram uma série de resgates no estado. Confira: 

Governo gaúcho está fiscalizando documentação de jet skis e barcos que atuam em resgates (Falso) 

Outra informação que repercutiu nas redes foi a de que o Governo do RS estaria fiscalizando a documentação de jet skis e barcos que atuam nos resgates às vítimas das enchentes. A Lupa também desmentiu o dito, com base em declaração da Brigada e na cobertura de veículos de imprensa gaúchos. Confira: 

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.